Acessibilidade

Central de Atendimento: (84) 4020-7890

6 de setembro de 2016 11:24

Simulação Interprofissional movimenta Escola da Saúde em Natal

Um dia inteiro voltado para prática e estudo de caso, em ambiente fiel ao que será vivenciado pelo aluno quando se formar. A Escola da Saúde do Campus Natal promove durante todo dia 6 de setembro a Simulação Interprofissional com estudantes dos cursos de Enfermagem, Educação Física, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Nutrição, Medicina, Odontologia, Psicologia, Serviço Social e Radiologia.

Realizada com objetivo de estimular a prática profissional e integração através do trabalho em equipe, a Simulação Interprofisisonal ocorre no Hospital Simulado, onde os estudantes atuam com equipamentos hospitalares reais e os robôs com funções que simulam organismos vivos, utilizando toda estrutura para o diagnóstico e cura dos pacientes.

De acordo com a Professora Diana Rosado, responsável pela atividade, pelo caráter interprofissional, os casos envolvem todas as áreas e tem maior foco no acolhimento, em como o aluno se posiciona e se comporta na tomada de decisão. “Não é voltado para o ensino técnico, porque isso é visto de forma independente, cada professor com seus alunos de curso específico. Então, escolhemos um caso de acolhimento, porque lá na frente eles vão fazer com pacientes de verdade. É uma atividade realística, onde os alunos que ainda não viveram essa experiência com pacientes para vivenciar na simulação, com base no dia a dia de cada uma das profissões”.

Realizadas pela primeira vez em 2015.2, as Simulações Interprofissionais chegam a sua segunda edição já entrando no calendário de atividades da Escola da Saúde. “Neste semestre teremos no total três Simulações, então até o final do ano teremos outras duas. Nossa intenção é que ocorrerão todos os semestres”, concluiu a Professora Diana Rosado.

As Simulações acontecerão nos turnos Matutino, Vespertino e Noturno.