Acessibilidade

Central do Candidato: (84) 4020-7890 / Central do Aluno: (84) 3227-1234 +

+

2 de outubro de 2018 19:17

Síndrome de Burnout no esporte é tema de palestra

Alunos de Educação Física participaram de momento interdisciplinar sobre o assunto

A Síndrome de Burnout foi tema de uma palestra interdisciplinar para os alunos do Bacharelado em Educação Física. A atividade foi realizada com dentro da disciplina de Psicologia do Esporte, reunindo 90 estudantes no Auditório da Unidade Salgado Filho, no dia 2 de outubro.

Caracterizada por um esgotamento intenso (tanto físico, quanto emocional) devido ao excesso de trabalho, a Síndrome de Burnout costuma acometer profissionais da área da Saúde e da Educação. No entanto, a Profa. Me. Renata Dantas, responsável pela disciplina, explica que no esporte os atletas de alto rendimento também costumam ser acometidos devido à pressão psicológica e desenvolver elevado grau de ansiedade e estresse.

“Com isso acabam perdendo o interesse por suas atividades, não produzem mais, não querem mais trabalhar, competir, se isolam socialmente, e acabam entrando numa depressão”, declara. Para trazer o assunto aos alunos, a Profa. Dra. Ana Izabel, do curso de Psicologia foi a convidada em um momento de grande aprendizado para os alunos.

A Profa. Renata explica que a Síndrome de Burnout foi escolhida por ser um tema que faz parte do cronograma da disciplina e que, ao final do programa, haverá uma mesa-redonda com um Psicólogo do Esporte fechando o aprendizado.