Acessibilidade

Central do Candidato: (84) 4020-7890 / Central do Aluno: (84) 3227-1234 +

+

30 de julho de 2019 17:55

SIP e Fundase RN discutem parceria para apoio psicológico

Proposta é transformar iniciativa em projeto de extensão para atendimento a servidores e jovens em cumprimento de medida

Representantes do Serviço Integrado de Psicologia da UnP (SIP) e da Fundação de Atendimento Socioeducativo do RN (Fundase) se reuniram no dia 23 de julho para debater uma parceria. A proposta é oferecer apoio psicológico em várias modalidades para servidores e adolescentes da instituição em Natal, Parnamirim e Mossoró.

De acordo com a Coordenadora do SIP, Profa. Vânia Calado, o objetivo é transformar essa parceria num projeto de extensão. No Campus Natal, a iniciativa envolverá as professoras Ana Izabel Lima, Jéssica Patrícia Soares, Nívia Oliveira.

Outros professores estão planejando como inserir alunos para desenvolver práticas nas unidades da Fundase e no SIP.

A parceria dará foco a ações de atenção à saúde mental dos operadores do sistema socioeducativo, mas também pretende oferecer diferentes atividades para os adolescentes e ainda plantão psicológico.

Cada centro de atendimento socioeducativo já possui psicólogo na composição da sua equipe técnica. O profissional costuma atender individualmente os adolescentes em cumprimento de medida, além de ofertar atividades coletivas e apoio às famílias.

Foram sugeridos temas como “relação empática na socioeducação”, “socioeducação na perspectiva dos direitos humanos”, “violência institucional e mediação de conflitos”, “cuidados com os cuidadores” e “equilíbrio emocional” para os estudantes.