Acessibilidade

Central de Atendimento: (84) 4020-7890

6 de novembro de 2017 18:24

Tartarugas marinhas são atendidas pelo Curso de Medicina Veterinária

Os animais foram resgatados no Litoral Sul do estado e passam por um processo de reabilitação para depois serem devolvidas ao mar

O Centro de Saúde Veterinária (CSV) da UnP recebeu duas tartarugas marinhas no dia 1º de novembro para realização e análises e tratamento. Os animais foram resgatados no Litoral Sul do Rio Grande do Norte pelo projeto Cetáceos da Costa Branca (PCCB-Uern), em parceria com o Centro de Estudos e Monitoramento Ambiental (Cemam). Elas pertencem a espécie Lepidochelys olivacea (tartaruga-pequena) e Chelonia mydas (tartaruga-verde).

As tartarugas receberam medicação e passaram por exames de ultrassom para constatar a presença de lixo e gases. Após o atendimento, elas foram encaminhadas para o Centro de Reabilitação, na cidade de Areia Branca. “Uma das tartarugas estava sem as duas nadadeiras devido a atividades pesqueira na região. Após um período de 3 meses ela estará apta a voltar ao mar”, conta o professor do Curso de Veterinária, Radan Élvis, que realizou os atendimentos. Apesar de não serem espécies raras, sua incidência é comum no litoral.

Indo muito além dos já conhecidos atendimentos a animais domésticos como cães e gatos, o Médico Veterinário é apto a atender diversos tipos de animais, inclusive, os silvestres. “É importantíssimo entender a anatomia desses animais, além de ser uma grande oportunidade para os estudantes, pois a UnP é uma das poucas universidades que proporcionam uma experiência como esta”, conta Radan.