Acessibilidade

Central do Candidato: (84) 4020-7890 / Central do Aluno: (84) 3227-1234 +

+

14 de setembro de 2018 12:01

Timidez é abordada em grupo terapêutico do CIS

Iniciativa de alunas concluintes de Psicologia vai trabalhar semanalmente com jovens entre 18 e 30 anos

Basta chegar diante de uma plateia (seja em um auditório ou na sala de aula), que as mãos começam a suar, o coração dispara e a voz não sai. Se você já se sentiu assim, certamente, sabe que a timidez pode ser um problema que atrapalha o seu dia a dia. Pensando em pessoas que convivem que aquela vergonha incontrolável de se expressar, duas alunas do Curso de Psicologia desenvolveram o Grupo Terapêutico Tímidos Anônimos (Grutta), projeto que funcionará no Centro Integrado de Saúde (CIS) a partir do dia 17 de setembro.

A iniciativa foi das estudantes Thamiris Silva e Vanessa Damasio, concluintes da Graduação, que durante os estágios no Serviço de Psicologia Integrada (SIP), perceberam que havia muita demanda de outros alunos, principalmente com a proximidade do final dos semestres, falando sobre o medo de apresentarem trabalhos em público. A ideia resultou no trabalho de conclusão de curso que está sendo orientado pelo Prof. Diego Macedo Gonçalves.

A proposta do grupo é desenvolver as habilidades pessoais e sociais de pessoas tímidas entre 18 e 30 anos, através de técnicas da Terapia Cognitivo Comportamental, trabalhando seus pensamentos automáticos e as crenças disfuncionais que os impedem de ter um desenvolvimento pessoal, social e profissional saudável. Os encontros acontecerão semanalmente às segundas-feiras, das 15h às 17h, no CIS, localizado na Unidade Salgado Filho.