Acessibilidade

Central do Candidato: (84) 4020-7890 / Central do Aluno: (84) 3227-1234 +

+

2 de setembro de 2019 15:07

Turmas de Engenharia Civil conhecem obra de Estação de Tratamento

Visita técnica teve o objetivo de fazer alunos verem, na prática, assuntos relacionados aos conteúdos de sala de aula

Duas turmas da 8ª série de Engenharia Civil no Campus Natal participaram, no dia 30 de agosto, de uma visita técnica à construção da nova Estação de Tratamento de Esgotos (ETE) do Jaguaribe, no bairro Salinas, Zona Norte de Natal.

Os alunos estão cursando a disciplina de Sistemas Urbanos de Água e Esgoto e viram toda a infraestrutura por trás de uma ETE: cada unidade operacional, como grade, caixa de areia, estação elevatória, reatores UASB, aeradores, decantadores e o emissário.

Também conheceram o projeto inicial, valores importantes ao dimensionamento, além de compreender como funciona o tratamento biológico do esgoto doméstico.

Hoje, a construção da ETE Jaguaribe é uma mas maiores obras de infraestrutura do Rio Grande do Norte. Além dos conhecimentos referentes à disciplina, os universitários puderam apreciar conhecimentos de topografia, obras de terra, estruturas de concreto armado, técnicas de construção civil e segurança do trabalho.

As visitas técnicas fazem parte do dia a dia dos alunos da Escola de Arquitetura, Engenharia e Tecnologia como uma prática de metodologia ativa, levando os alunos para situações reais do mercado de trabalho, fora da sala de aula. As atividades são articuladas através das parcerias com o Centro de Excelência em Pesquisa Aplicada da UnP, o e-Labora.

Sobre o e-Labora
Lançado pela UnP em 2014, o Centro de Excelência em Pesquisa Aplicada (e-Labora ) é uma organização dentro da Universidade que integra academia e sociedade através de Projetos de Pesquisa, Empresas Juniores e Treinamentos na área de Inovação e Tecnologia . Parcerias com o Poder Público e Iniciativa Privada permitem a criação de soluções unindo sala de aula, prática laboratorial e mercado de trabalho.