Acessibilidade

Central do Candidato: (84) 4020-7890 / Central do Aluno: (84) 3227-1234 +

+

31 de Março de 2015 16:43

Turmas do Curso Técnico em Segurança do Trabalho praticam treinamento da CIPA

Uma iniciativa inédita movimentou as turmas do Curso Técnico em Segurança no Trabalho do Pronatec, durante três dias da última semana de março: “Simulação de Treinamento da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes – CIPA.”. As atividades foram idealizadas e lideradas pela professora Ana Karolina Bezerra Souza, da disciplina Sistemas de Segurança do Trabalho, com apoio das professoras Phaloma Queiroz, Jofranya Parafita e Ana Helena da Silva.

A ideia surgiu a partir de uma aula sobre a Norma Regulamentadora no 5, que dispõe sobre a CIPA e que estabelece que o treinamento poderá ser ministrado pelo Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho da empresa, entidade patronal, entidade de trabalhadores ou por profissional que possua conhecimentos sobre os temas ministrados. No caso, justamente o Técnico em Segurança do Trabalho. “Decidimos, então, trazer para a sala de aula um pouco dessa realidade do mercado de trabalho”, conta a professora Ana Karolina.

Com essa finalidade foram sorteados 5 temas (dentre os que a NR5 propõe), dividindo as turmas em 5 grupos orientados a propor os treinamentos para uma atividade econômica específica, que no caso foi a Construção civil. Os treinamentos ocorreram no Auditório da UnP Nascimento de Castro nos horários normais das aulas da disciplina de Sistemas de Segurança do Trabalho. Segundo a professora, houve muita interação durante o sorteio de perguntas para a plateia, que ganharam brindes (equipamentos de proteção individual), e cartilhas educativas.

As turmas procuraram padronizar as apresentações, escolheram nomes fictícios de empresas e tratavam o público como se realmente fosse formado por membros da Comissão. Para a professora Karolina, a experiência superou todas as expectativas, resultando em maior interesse dos alunos em torno do tema. O coordenador acadêmico-administrativo da Escola Técnica, professor Leonardo José do Nascimento, também destacou a iniciativa. “São atividades como esta que promovem uma percepção real das situações de mercado por parte de nossos alunos”, elogiou.

O curso Técnico em Segurança do Trabalho vem sendo ofertado pela UnP junto ao Pronatec desde 2014.1 e tem como objetivo formar profissionais voltados à prevenção de doenças e acidentes do trabalho em ambientes ocupacionais diversificados. Atualmente há 8 turmas em andamento e 219 alunos.

 

Por Stella Galvão, Gestora de Comunicação da Escola de Engenharias e Ciências Exatas