Acessibilidade

Central de Atendimento: (84) 4020-7890

17 de julho de 2012 11:11

Universidade Aberta para a Terceira Idade – Unati

Em busca de uma melhor qualidade de vida, um dos nossos desafios é não se acomodar à rotina, buscando sempre caminhos que nos ofereçam as possibilidades de dar um novo significado à existência, com base nos valores que são mais importantes para cada um de nós. Para quem já tem 40 anos de idade, uma boa dica são os cursos oferecidos pela Universidade Aberta para a Terceira Idade, a Unati – da Universidade Potiguar.

A partir dos 40, qualquer um continua apto a adquirir novos aprendizados e realizar atividades que promovam saúde e bem estar, reforçando também, o legado individual de conhecimentos científicos e culturais. Aliás, é um bom momento para começar a aprender um novo idioma, fazer um curso de dança, investindo em atividades que antes foram adiadas em razão de outras obrigações.

Criada em março de 1994, a Unati consolidou sua importância ao longo dos anos por estimular em seus alunos, a ideia do envelhecimento pleno, saudável, a partir de atividades terapêuticas voltadas para o corpo e a mente. A coordenadora do Projeto, Profa. Maria Deneide, explica que o programa se divide entre as áreas de ensino, pesquisa e extensão, e estão relacionadas ao envelhecimento humano e à educação de caráter permanente.

Os cursos reúnem aulas de teclado musical básico, Inglês ou Espanhol, Informática com ênfase em introdução ou manipulação, Word e Internet, dança, teatro e pintura em tela, entre outros. Neste último caso, resultando na Expovirtual, em que as obras criadas pelos artistas plásticos são expostas virtualmente no site da UnP. É um trabalho de muito bom gosto, que vale à pena conferir, como nos lembra a Profa. Deneide: “Além de revelar a sensibilidade dos seus artistas, mostra-se realmente agradável aos sentidos de quem os contempla”.

A coordenadora da Unati lembra que quando o aluno se matricula no projeto por volta dos 40 anos, é natural que demonstre interesse em cursar uma Graduação na UnP, como é o caso de alguns deles; desse modo, a Universidade cumpre o papel social de integrar o futuro idoso no contexto acadêmico. Isso porque as atividades oferecidas pela Unati possibilitam um novo mundo de experiências entre os participantes e a comunidade acadêmica, através de palestras, cursos, oficinas e atividades de integração social.

Inscrições abertas

O prazo para matrícula de alunos veteranos foi encerrado recentemente, mas alunos novatos podem conhecer melhor as possibilidades oferecidas pela Unati e realizar a matrícula até o dia 08 de agosto de 2012, na UnP da Avenida Roberto Freire. Há vagas para aulas de Inglês e Espanhol, Inclusão Digital, Criatividade e Arte – trabalhos manuais, Pintura em Tela, Dança de Salão e outros cursos (veja arquivo em anexo). A aula inaugural será no dia 08/08 e os cursos do semestre 2012.2 começam no dia 13/08 e seguem até 21/12.

Para saber mais, ligue para a Unati, (84) 3216 -8611 ou escreva para o email unati@unp.br.

 

Visite a III EXPOVIRTUAL

 

435