Acessibilidade

Central de Atendimento: (84) 4020-7890

2 de Março de 2016 17:50

Universidade firma convênio com a Apex-Brasil e conduzirá Projeto Extensão Industrial Exportadora (PEIEX)

Convênio foi anunciado durante o lançamento Plano Nacional da Cultura Exportadora.

A Universidade Potiguar terá papel importante no Plano Nacional da Cultura Exportadora, lançado pelo Ministério do Desenvolvimento Indústria e Comércio Exterior (MDIC) no dia 1º de março, em Natal. Dentro da ação a UnP será responsável pela condução do Projeto Extensão Industrial Exportadora (PEIEX), que reunirá alunos e docentes em torno da promoção da cultura exportadora.

O trabalho de preparação de empresas para o mercado internacional será feito por extensionistas do Projeto Extensão Industrial Exportadora (PEIEX), executado pela UnP, sob a coordenação da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). O convênio entre o MDIC/Apex-Brasil e a UnP terá vigência de 30 meses.

No Rio Grande do Norte, o foco principal será em empresas dos setores de alimentos e bebidas, tecnologia da informação, fruticultura, moda e praia e confecções em geral. Ao todo, 190 empresas do estado vão integrar as ações do programa.

Serão instalados dois núcleos do PEIEX no Rio Grande do Norte: um na região metropolitana de Natal e outro na região metropolitana de Mossoró. Nesses dois núcleos, os trabalhos estão sendo executados pela Universidade de Potiguar, sob a coordenação da Apex-Brasil. Para os núcleos do PEIEX no Estado, o orçamento é de R$ 1,358 milhões. As empresas não têm custo financeiro para participar.

O projeto é desenvolvido pela Apex-Brasil em regiões com potencial industrial, sempre em parceria com instituições locais, como universidades, centros tecnológicos e federações de indústrias.