Acessibilidade

Central do Candidato: (84) 4020-7890 / Central do Aluno: (84) 3227-1234 +

+

9 de setembro de 2011 11:31

Universidade Potiguar cria Pólo Paraolímpico para atletas do RN

A UnP realizou no último dia 05 uma reunião com os para-atletas do projeto Superar, a fim de realizar a entrega dos planos de saúde disponibilizados pela Unimed/Natal, numa parceria formada entre a Universidade a Unimed Brasil e o Instituto Superar. Ao todo 35 para-atletas, de diferentes modalidades, estão participando do programa que busca elevar ainda mais o potencial e os resultados obtidos pelos norte riograndenses em competições esportivas nacionais e internacionais.

Para isso a UnP está criando o seu Pólo Paraolímpico, que oferecerá aos atletas acompanhamento completo, com diversos profissionais de saúde, além de infraestrutura de alto padrão tecnológico. O Pólo servirá ainda para o desenvolvimento de conhecimento no campo do paradeseporto, fomentando o crescimento do esporte potiguar e brasileiro através da produção científica de docentes e discentes sobre o esporte.

Segundo o Diretor do Instituto Superar para o Nordeste, Marcos Arnoud, a profissionalização destes atletas será o verdadeiro diferencial que guiará delegação brasileira no Parapan de Guadalajara, em Novembro, e nas Paraolimpíadas de Londres, em 2012. “Assim como o esporte convencional vem se profissionalizando, como no futebol, na natação e em outras modalidades, o paradesporto também está deixando de ser apenas assistencialismo e inclusão social. Existe a causa social por trás, mas a gente tá falando de profissionalismo, de esporte de alto rendimento”, disse o diretor.

Arnoud explica que na última edição dos jogos, no Rio de Janeiro em 2007, 21% da delegação do Brasil era formada por para-atletas do Rio Grande do Norte. Um número significativo e que mostra a expressividade do estado frente ao país. Agora o Pólo Paraolímpico busca manter a hegemonia potiguar como maior fonte de para-atletas do país.