Acessibilidade
21 de setembro de 2015 16:18

Universidade Potiguar promove o Dia da Responsabilidade Social das IES Privadas

O Dia da Responsabilidade Social das IES Privadas foi promovido pela Universidade Potiguar, em parceria com a Associação Brasileira de Mantenedoras Particular (ABMES). O evento, realizado no último sábado (19), teve uma série de atividades de promoção da saúde e da cidadania. Participaram graduandos dos cursos de Educação Física, Estética, Biomedicina, Nutrição, Odontologia, Fonoaudiologia, entre outros que, através das suas atividades voluntárias, contribuíram para uma sociedade melhor e mais justa.

Muitos serviços foram prestados, principalmente na área da saúde, como: testes de glicemia e aferição da pressão arterial, realizados pelos alunos dos cursos de Farmácia; palestras para as crianças sobre escovação bucal, realizadas pelos estudantes de Odontologia; Teste da Linguinha, realizado pelos alunos de Fonoaudiologia, além de medição do Índice de Massa Corpórea (IMC); avaliação estética; prevenção do câncer de pele; orientações sobre fertilização assistida, entre outros serviços.

O evento contou, também, com a participação do grupo de capoeira Apae Natal (grupo de inclusão de pessoas com deficiência), coordenado pelo professor Manassés Araújo, dando visibilidade a arte da capoeira, como também trabalhando a visibilidade das pessoas com deficiência participarem dessa causa.

O presidente da UnP, Marcus Peixoto, que esteve presente no evento, confirmou a importância do evento para a Instituição e sociedade. “A responsabilidade social é a essência da própria universidade, que é o local onde colocamos todo o nosso conhecimento à disposição da sociedade. Isso é superútil não somente para a população, mas para os próprios alunos e para o nosso próprio corpo docente, que pode seguir se aprimorando. A atividade é fundamental, são 10 anos de ação, e acho que temos uma longa história ainda para percorrer juntos. Ações desse tipo são uma forma de somar forças com todos. Para mim é superpositivo”, afirmou Peixoto.

Os serviços mais procurados foram os de Odontologia, onde estavam sendo prestados serviços de restauração dentária, exodontia (extração de dente), limpeza dentária, aplicação de flúor e palestra sobre como escovar os dentes; e Nutrição, que promoveu recreação com a temática de alimentos e nutrição, orientações nutricionais coletiva e individual e avaliação antropométrica.

O evento ocorreu na Universidade Potiguar, Unidade Salgado Filho, durante os turnos matutino e vespertino, com 16 cursos prestando serviços gratuitos para a comunidade.