Acessibilidade
22 de agosto de 2014 17:12

UnP abre portas para incubação de empresas

Os números assustam: a cada 100 empresas abertas no Brasil, 24 fecham as portas antes de completar dois anos, já em Natal, este número sobe para 29. Segundo dados do Sebrae, a taxa de sucesso das empresas apoiadas por incubadoras chega a 80%, o que reduz drasticamente os índices de mortalidade. Na trajetória para o fomento do empreendedorismo no Rio Grande do Norte, a Universidade Potiguar lançará no dia 25 de agosto a Incubadora Empreende.

Vinculada ao Centro de Empreendedorismo da UnP – Empreende, o projeto dá suporte às empresas criadas por alunos e egressos, oferecendo consultoria em diversas áreas, tais como gestão, financeira, jurídica, entre outras. “Agora surge a oportunidade de transformar as ideias em negócios inovadores e sustentáveis. Para isso, as empresas contarão com todo apoio de laboratórios e infraestrutura tecnológica para o desenvolvimento de produtos, além de qualificação e apoio na gestão”, informa Carolina Montenegro, coordenadora da Incubadora Empreende UnP.

O evento terá ainda uma palestra do professor do curso de Medicina da Universidade Potiguar, Francisco Irochima. Criador da empresa Ciência Ilustrada, o docente falará das experiências enquanto empreendedor que optou pela incubação. Entre os projetos capitaneados pela Ciência Ilustrada está a criação de um acessório e aplicativo, que juntos e acoplados ao IPhone trabalham na prevenção de uma doença que deixa a córnea em formato anormal, semelhante a de cone, chamada ceratocone. O protótipo foi batizado com o nome de Topograph Smart System.

EDITAIS
Dois editais serão lançados durante o evento. O primeiro, de Pré-Incubação, dará apoio para consolidação da ideia por meio da modelagem de negócios e tem duração de seis meses. Já o segundo, de Incubação de Empresas, preparará as empresas para vencer os desafios do mercado no período de até dois anos.

Serviço
Lançamento Incubadora Empreende UnP
DATA: 25/08 (segunda-feira)
HORA: 19h
LOCAL: Universidade Potiguar – Unidade Roberto Freire