Acessibilidade

Central do Candidato: (84) 4020-7890 / Central do Aluno: (84) 3227-1234 +

+

3 de junho de 2013 16:33

UnP e Instituto do Bem realizam parceria para atender pacientes transplantados no RN

A Universidade Potiguar, integrante da rede internacional de universidades Laureate, realiza no dia 04 de junho a cerimônia de assinatura do convênio com o Instituto do Bem, para a disponibilização de assistência multidisciplinar a transplantados no Rio Grande do Norte. A cooperação entre as duas instituições busca oferecer novas opções para a necessidade do sistema de saúde regional em atender a estes pacientes em diferentes especialidades da saúde. O evento contará com a presença dos Secretários Municipal e Estadual de Saúde e de autoridades ligadas à área.

O RN possui hoje uma demanda de acompanhamento de mais de 300 pacientes transplantados, em sua maioria renais, mas também de casos cardíacos, hepáticos e de córnea, estes, em tratamento após realizar cirurgia em outros estados. A parceria pretende concretizar 2.000 atendimentos ao ano, incluindo uma avaliação completa do paciente e a imediata inserção do mesmo no programa de recuperação desenvolvido na Universidade.

Participarão todas as 13 Graduações da Escola da Saúde da UnP, sendo que muitos já estão trabalhando no projeto como os cursos de Enfermagem, Medicina, Fisioterapia, Serviço Social, Educação Física, Odontologia e Terapia Ocupacional. A interdisciplinaridade é um dos grandes diferenciais da propostas, que pela primeira vez alia o trabalho conjunto dos cursos de uma Universidade para o tratamento e a pesquisa dentro da questão do transplante.

Um dos destaques trazidos pela proposta é a implantação do prontuário eletrônico, que possibilita a visualização em equipe da evolução do paciente por todos os profissionais envolvidos. A rede de saúde terá a sua disposição toda a estrutura de ponta que a Universidade Potiguar possui para o ensino e a prática, assim como o apoio de professores e alunos da instituição, que além de oferecer tratamento também irão produzir pesquisas a respeito do tema, contribuindo para o aparecimento de novas soluções para as problemáticas da área. 

A solenidade acontecerá a partir das 19h30, no auditório da Unidade Salgado Filho, quando o convênio será assinado pela Reitora Sâmela Gomes e pelo Presidente do Instituto do Bem, Francisco Pandolphi Pereira. Logo em seguida uma apresentação sobre o programa será realizada pelos Professores Maurício Galvão e Roberto Cabral.