Acessibilidade

Central do Candidato: (84) 4020-7890 / Central do Aluno: (84) 3227-1234 +

+

16 de Abril de 2015 14:49

UnP é mais uma vez pioneira no Brasil ao lançar o 1º Mestrado Profissional em Psicologia Organizacional e do Trabalho

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) recomendou o Mestrado Profissional em Psicologia Organizacional e do Trabalho da Universidade Potiguar. O curso é inédito no Brasil e faz parte do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UnP. Com duas linhas de pesquisa, a primeira voltada para a “Saúde do Trabalhador e Processos de Gestão” e a segunda “Comportamento do Consumidor”. A proposta do Mestrado Profissional em Psicologia Organizacional e do Trabalho da Universidade Potiguar visa a capacitação de profissionais para o estudo de técnicas, processos, ou temáticas que atendam às demandas emergentes no mercado de trabalho, mais especificamente de micro e pequenas empresas, empresas familiares e organizações públicas.

A linha de pesquisa Saúde do Trabalhador e Processos de Gestão contempla as interações entre o comportamento individual e coletivo e os contextos organizacionais e de trabalho focando as relações de trabalho, os processos de mudanças, a gestão e capacitação de pessoas, o planejamento e desenvolvimento de carreiras; as competências, a cultura, os sentidos e significados do trabalho, as psicopatologias ocupacionais, qualidade de vida e bem-estar do trabalhador.

A linha de pesquisa Comportamento do Consumidor, abrange o estudo dos processos da seleção, da compra, e da utilização de produtos e serviços para realizar desejos, e suprir as necessidades de um indivíduo. Nesse sentido investiga as relações entre consumo, organizações, sociedade e meio ambiente bem como as ocorrências passadas e atuais que definem a probabilidade futura de consumo, tanto individual como grupal.

O curso busca estimular a produção e divulgação dos diagnósticos e resultados da pesquisa aplicada, além de capacitar profissionais para atuação em pequenas e médias empresas, para as políticas públicas, para a docência, bem como para a pesquisa científica e para serem capazes de, utilizando o conhecimento científico, gerar soluções éticas, criativas e democráticas, voltadas para ações empreendedoras e inovadoras.

Além do Mestrado Profissional em Psicologia Organizacional, também foi recomendado pela CAPES o Mestrado Acadêmico em Administração. Esses dois novos cursos fortalecem e consolidam os Programas de Mestrado da Universidade Potiguar e comprovam a excelência na qualidade das pesquisas. A UnP foi pioneira no modelo de Mestrado Profissional entre as Instituições de Ensino Superior (IES) do Estado do Rio Grande do Norte. Além desses dois mestrados a UnP já conta com o Mestrado Profissional em Administração, que é reconhecido e recomendado pela Capes com o conceito 4 e está avaliado entre os 10 melhores mestrados profissionais do Brasil na área de Administração, além dos mestrados nas áreas de engenharia e saúde, com o Curso de Mestrado em Engenharia de Petróleo e Gás e o Curso de Mestrado Profissional em Biotecnologia.