Acessibilidade

Central de Atendimento: (84) 4020-7890

26 de Abril de 2016 12:15

UnP e municípios firmam parcerias para Campanha de Vacinação contra a H1N1

WhatsApp-Image-20160429 (1)Com as mudanças climáticas há o aumento nos registros de doenças respiratórias causadas por vírus, como a influenza A/H1N1, que afeta principalmente crianças, idosos, gestantes e pessoas com doenças crônicas ou imunodeficiências, por serem mais vulneráveis. Trata-se de uma gripe, com sintomas já conhecidos, que inclui febre, tosse, dor de garganta, calafrios e dores pelo corpo, e além da prevenção através de cuidados com a higiene pessoal, uma ajuda no combate a essa doença se dá por meio de vacina.

Em parceria com o Setor de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde de Natal, a Universidade Potiguar, integrante da rede Laureate, inicia a Campanha de Vacinação contra o H1N1. De 30 de abril até o dia 20 de maio, doses da vacina serão disponibilizadas no Centro Integrado da Saúde, na Unidade Salgado Filho, para o público-alvo da Campanha Nacional, que abrange crianças de 6 meses a 5 anos de idade, idosos acima dos 60 anos, trabalhadores da saúde e portadores de com doenças crônicas. O atendimento no CIS é de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h. No sábado dia 30, participando do Dia D de Vacinação do Governo Federal contra a H1N1, o Centro vai funcionar das 8h às 17h. É importante levar o cartão de vacinação e documento de identificação oficial, como o RG.

Para a Diretora da Escola da Saúde da UnP, Amália Rego, “a responsabilidade social é quando empresas, de forma voluntária, adotam posturas, comportamentos e ações que promovam o bem-estar dos seus públicos interno e externo, portanto, nós da Escola da Saúde da Universidade Potiguar sabemos da nossa responsabilidade e compromisso com a sociedade. Participar e apoiar uma campanha como essa nos possibilita uma interação cada vez maior com a sociedade, contribuindo para promoção, prevenção e proteção a saúde”.

À frente da Coordenação do Centro Integrado de Saúde do Campus Natal, a Professora Maísa Suares, afirma que “a campanha vem para auxiliar no processo de prevenção da incidência do vírus H1N1 e a parceria com o CIS só tem a acrescentar. O Centro realiza aproximadamente 300 atendimentos por dia, com uma rotatividade de pessoas que estão dentro do público-alvo, dessa forma, nossos alunos e docentes além da vacinação, vão multiplicar outras práticas de prevenção. A disponibilidade da UnP em apoiar essas ações em prol da comunidade só consolida a nossa missão, visão e valores”.

Em Mossoró, o Centro Integrado da Saúde do Campus da UnP, localizado na Av. João da Escóssia, em Nova Betânia, já funciona como sala de imunização permanente, auxiliando a Secretaria Municipal de Saúde nas demandas da cidade. Além do atendimento durante a semana, no Centro Integrado da Saúde localizado no Campus, no Dia D de Vacinação contra a H1N1, os alunos de estágio e seus preceptores participam da campanha nacional em 11 unidades de saúde do município, colaborando ainda mais para que a meta do Governo Federal seja alcançada.

De acordo com o Coordenador do CIS Mossoró, Professor Wanderley Fernandes, “o CIS Campus Mossoró é uma unidade de referência em imunização para muitas comunidades vizinhas, como o conjunto Bom Pastor, Aeroporto, Abolição III e todo o bairro da Nova Betânia. Somos parceiros do município e realizamos o atendimento contínuo à comunidade, com serviços de qualidade à população, oferecidos por nossos alunos e professores”.

Serviço:

  • Vacinas em Natal

Centro Integrado da Saúde, localizado na UnP – Salgado Filho
Segunda a sexta-feira: das 8h às 12h e das 13h às 17h
30 de abril – Dia D de vacinação contra a H1N1: 8h às 17h 

  • Vacinas em Mossoró

Centro Integrado da Saúde, localizado no Campus da UnP – av. João da Escóssia
Segunda a sexta-feira: 7h30 às 11h30 / 13h30 às 17h / 18h às 21h30
30 de abril – Dia de vacinação contra a H1N1: a equipe da UnP atende nas unidades de saúde do município.