Acessibilidade

Central do Candidato: (84) 4020-7890 / Central do Aluno: (84) 3227-1234 +

+

10 de outubro de 2017 14:18

UnP e Novo Jornal iniciam 2ª edição do Projeto Master Foca com alunos de Jornalismo

Divulgação: Novo Jornal

Lançado pioneiramente no estado em outubro de 2016, o projeto Master Foca entra em sua segunda edição este ano. São 17 alunos de Jornalismo que têm a oportunidade de aprender mais sobre a profissão, dentro de uma redação jornalística. A parceria da UnP com o Novo Jornal tem gerado bons frutos para carreira dos alunos e destaque em premiações na área. Três trabalhos produzidos por alunos da UnP, que integravam o projeto, ganharam os três primeiros lugares na categoria Estudante do 4º Prêmio de Jornalismo do Ministério Público do RN, além de Menção Honrosa ao projeto.

A segunda edição começou com a divisão dos 4 grupos entre os alunos da 6ª série do curso.  O primeiro desafio foi apresentado aos participantes, a elaboração de reportagens sobre temas proposto pela equipe do Novo. As demais etapas de todo o processo de construção das matérias, são discutidas pelos alunos, profissionais e professores em sala de aula.

A ideia com projeto vai além de apresentar a rotina dos profissionais de uma redação jornalística para alunos, mas também, desenvolver as habilidades dos alunos na produção de reportagem em jornalismo impresso, com toda a credibilidade e orientação de profissionais renomados da área no estado.

O Master Foca faz parte do conteúdo programático da disciplina de Estágio Curricular em Impresso em Comunicação Organizacional. A professora responsável pela disciplina, Cristina Vidal, avalia como essa atividade pode gerar aprendizado para os alunos. “O Master Foca aproxima o aluno UnP do mercado, tanto pessoalmente, de conhecer profissionais e serem conhecidos, mas também de expor o talento deles e ter a experiência prática do fazer jornalismo. Apurar, produzir, reportar, editar, fotografar. Todas essas possibilidades são viabilizadas através do projeto”, conclui Cristina.

Primeiro desafio dos grupos é produzir matérias com esses temas:

GRUPO 1
Aldeline Pereira, Ariel Dantas, Betriz Damásio, Thalyson Andrade e Valéria Freitas
“Como ser policial na cidade mais violenta do Brasil”

GRUPO 2
(ALFA) – Camila Freire, Maria Leonor Cocentino, Pedro Henrique, Rafael Araújo
“Denúncias de Violência contra a Mulher aumentam 4% no Agosto Lilás”

GRUPO 3
José Carlos Borges Neto, Maria do Socorro Aragão, Tânia Diniz, Thales Florencio

“Etapa regional do Campus Party já tem data definida”

GRUPO 4
Lucas Trindade, Rener Oliveira, Rodrigo Izetti, Leonardo Araújo
“Redes Sociais: você sabe quem está do outro lado?”