Acessibilidade

Central de Atendimento: (84) 4020-7890

14 de Março de 2013 18:04

UnP Encena destaca conquistas e celebra Dia Mundial do Teatro

O Grupo de Teatro UnP Encena, coordenado pela Professora Ana Francisca Oliveira, celebra no dia 16 de março o Dia Mundial do Teatro, com  performances na sala 111 da UnP Salgado Filho, no horário das 14h às 18h. O Grupo aproveita para comemorar também o sucesso da iniciativa, que só tem crescido desde que foi criado na Universidade Potiguar, onze anos atrás.

Segundo a Professora, tudo começou no ano de 2002, com uma atividade complementar chamada “Teatro Empresa Encena” do Curso de Administração. “O objetivo era desenvolver uma comunicação eficaz, desenvoltura, expressividade, postura, socialização. Todas as habilidades que o Teatro proporciona ao aluno”, explicou.

Somente a partir de 2007 o projeto passou a ser Institucional, passando a se chamar “Teatro UnP Encena”, envolvendo alunos de vários cursos. Para a professora, no Dia Mundial do Teatro o UnP Encena só tem o que comemorar. “Todos os anos o Grupo se renova recebendo alunos novatos, antigos e ex-alunos que terminam a graduação, mas continuam no Teatro. Além da participação de pessoas da comunidade externa”, disse.

De 2007 a 2012, o Grupo apresentou diversos espetáculos: 2007 – “Lampião No Oeste”; 2008 – “A Eleição”; 2009 – “Cancão de Fogo”; 2010 – “Promessa é promessa”; 2011 – “Chiclete com Banana”; e no ano passado, 2012, – “A Feira”. Segundo Ana Francisca, todas as apresentações foram especiais, mas houve um momento marcante: a presença da cantora Glorinha Oliveira (87 anos) na plateia do espetáculo “Chiclete com Banana para Todos”, momento que emocionou a cantora, que assistiu a atriz interpretando-a, revivendo a década de 1940 em Natal. “Foi emocionante apresentar esse espetáculo para uma plateia lotada de alunos de Ensino Médio e o público em geral” revelou a professora.

O UnP Encena já realizou apresentações no Teatro Alberto Maranhão, no Teatro de Cultura Popular, UnP, II Mostra do Programa Cultura e Arte/UnP, Congressos Científicos, Parnamirim, Ceará Mirim e Santa Cruz. O Grupo iniciou o ano letivo de 2013 com uma nova oficina, envolvendo alunos novatos e antigos para o desenvolvimento de técnicas da representação teatral.

De acordo com a Professora, “As atividades tiveram início no último dia 09 com a participação de 50 alunos de diversos cursos da Universidade”, comemorou, explicando ainda que no final da oficina, em junho, o grupo selecionará um texto para o novo espetáculo, que está previsto para ser apresentado dia 22 de outubro no Teatro Alberto Maranhão.

Outras informações sobre o UnP em Cena podem ser encontradas através dos telefones 3216-8627/ 8828-2640 ou pelo e-mail: anafrancisca@unp.br