Acessibilidade

Central do Candidato: (84) 4020-7890 / Central do Aluno: (84) 3227-1234 +

+

3 de dezembro de 2015 18:34

UnP faz inventário sobre emissão de gás carbônico para Casa Cor

IMG_0088O efeito estufa é um fenômeno natural que aclimata a temperatura média do planeta em 30 graus, impedindo que a Terra não seja congelada a 15 graus abaixo de zero. Porém, o aumento da concentração de gases na atmosfera intensifica esse efeito causando o aquecimento dos oceanos, a eliminação das calotas polares, a extinção de milhões de espécies marinhas e sérios problemas climáticos. Por isso, a importância de iniciativas que visem minimizar esse processo. Assim, a Universidade Potiguar realizou um inventário sobre a emissão de CO2 da Casa Cor Rio Grande do Norte.

Durante os 45 dias da exposição, o consumo energia e a geração de resíduos sólidos foram contabilizados. O coordenador do curso de Segurança no Trabalho e Gestão Ambiental, Thiago Mesquita, explica que a ideia dos organizadores da Casa foi fazer um evento sustentável e para isso, além do inventário, a UnP vai entregar também um relatório com sugestões para o processo de neutralização do impacto.​​

Baseado no total que foi gerado de resíduos sólidos e no gasto de energia, os estudantes de Gestão Ambiental e Engenharia Ambiental, que trabalham no projeto, definirão o número de árvores a serem plantadas ou a quantidade de Linhas de Crédito Carbono (LCC) – Títulos de áreas de florestas, que podem ser comprados, na proporção do impacto causado. Os cálculos serão feitos de acordo com os parâmetros apontados pela norma ISO 14064, que estabelece procedimentos para a redução dos gases de efeito estufa (GEEs) internacionalmente.

Caso os organizadores do evento escolham plantar as árvores, os alunos também contribuirão com o plantio das novas mudas no manguezal em Barra do Rio, município de Extremoz, onde a UnP tem um projeto de recuperação ambiental desde 2012.

A professora Ana Katarina diz que, “os alunos envolvidos com esse projeto vão sair das discussões sobre sustentabilidade para viver na prática esse momento”, o que traz para eles uma experiência diferencial para o mercado.