Acessibilidade
16 de Abril de 2013 09:55

UnP oferece hoje avaliação fonoaudiológica gratuita à população

A Universidade Potiguar, integrante da rede internacional de universidades Laureate, em parceria com a UFRN e a Liga Norte-Riograndense Contra o Câncer, realiza hoje, 16, uma celebração especial para o Dia Mundial da Voz, oferecendo avaliações e orientações de cuidados, incluindo cuidados para o bem-estar vocal e encaminhamento para tratamento quando necessário. A atividade acontecerá das 8h às 16h, na Clínica Integrada da Saúde UnP, localizada na Unidade Salgado Filho, na Clínica-escola de Fonoaudiologia da UFRN e no Hospital Luiz Antônio.

Na UnP, o projeto é de iniciativa do curso de Fonoaudiologia e terá a participação do curso de Medicina. Os serviços contarão com Professores, Fonoaudiólogos, estudantes, Cirurgiões de cabeça e pescoço e Médicos Otorrinolaringologistas. Todos os atendimentos serão gratuitos e não terão a necessidade de marcação prévia.

Toda a ação é apoiada pelo Conselho Regional de Fonoaudiologia e pela Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, que neste ano quer salientar a importância da atenção com a voz em todos os ciclos da vida, do recém-nascido ao idoso. A programação também tem como objetivo ampliar a campanha de prevenção contra o câncer de laringe, que segundo o Instituto Nacional do Câncer representa 25% dos tumores malignos que acometem as regiões da cabeça e do pescoço.

A voz é um instrumento precioso de comunicação, pelo qual se pode conversar, ser reconhecido, inserir-se socialmente e profissionalmente, expressando ideias e sentimentos. Contudo, se utilizada inadequadamente ou se exposta a situações que a prejudicam, pode causar transtornos à saúde e à comunicação. A preocupação com a voz estende-se a todos. Hábitos como fumar, falar em forte intensidade por muito tempo, falar em locais barulhentos, trabalhar exposto a riscos ocupacionais e ter uma alimentação inadequada são alguns dos principais causadores de distúrbios vocais. No entanto, aqueles que tem a voz como instrumento de trabalho, o que inclui Professores, Cantores, Atores, Jornalistas, Radialistas, entre outros, devem uma atenção a mais nos cuidados. Desse modo, orientações especiais para este público também estão programadas para o evento.