Acessibilidade

Central de Atendimento: (84) 4020-7890

22 de Maio de 2013 17:52

UnP participa ativamente do Ação Global 2013

Desenvolvido para oferecer um amplo número de serviços gratuitos para a população de várias cidades brasileiras, o Ação Global, projeto fruto da parceria entre a Rede Globo de Televisão e o SESI (Serviço Social da Indústria), em sua edição 2013, realizada ao longo do dia 18 de maio, contou, em Natal, com uma expressiva participação de alunos, professores e funcionários da Universidade Potiguar (UnP). As atividades acadêmicas promovidas voluntariamente também envolveram a disponibilização de equipamentos e da infraestrutura da universidade, colocada à disposição da população que compareceu ao evento, no Complexo Cultural de Natal, zona Norte.

As atividades abrangeram as diversas áreas do conhecimento das Escolas de Comunicação, Educação, Saúde e Direito. Alunos dos cursos de Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Direito, Enfermagem, Nutrição, Odontologia, Educação Física e Estética, realizaram ao todo mais de 2 mil atendimentos, entre eles aferição de pressão arterial, orientação nutricional, teste glicêmico, atendimento jurídico, atendimento odontológico, limpeza facial para mulheres, exposição ambiental, bem como de prestação de serviço através da rádio UnP no Ar.

Para os alunos, participar de um evento como esse é de fundamental importância para o desenvolvimento acadêmico, na medida em que eles vivenciam a atividade prática de cada uma das profissões. A aluna Jeilza Soares, do 5º período de Nutrição, destacou os atendimentos como uma importante medida para a capacitação profissional dos estudantes. “Acompanhar e incentivar a população a realizar uma prática alimentar de qualidade é dever dos nutricionistas. Aqui temos a oportunidade de praticar a realidade diária, assim como unir a teoria com a prática.”

Morador da Zona Norte, Francisco de Assis ressaltou os atendimentos como necessários e fundamentais para a população. “É muito importante um projeto como esse para nós moradores aqui da Zona Norte, que muitas vezes sofremos com a falta de atendimento na rede pública de saúde. Os alunos nos atendem com carinho e atenção e nos ensinam a cuidar corretamente da nossa saúde”, elogiou.

A gerente de Extensão e Pesquisa da Universidade, professora Benedita Ferreira, destacou a participação da UnP no projeto como fundamental para o desenvolvimento da prática acadêmica. Ela lembrou que eventos como esse ajudam a divulgar as ações desenvolvidas pela UnP em todo o país, por se tratar de um projeto de grande repercussão nacional.

“Em primeiro lugar devemos destacar que projetos como esses tiram o aluno da sala de aula e ensina-o a vivenciar o dia-dia, unindo teoria e prática. Traz também a importância da interdisciplinaridade pois temos diversos cursos unidos em um único projeto e ensina o aluno a importância de ser voluntário, fazer boas ações ao próximo”, destacou a gerente de Extensão e Pesquisa. A professora Benedita observou ainda que é importante também do ponto de vista midiático por “divulgar o trabalho da UnP, as ações das nossas escolas na imprensa, mostrando o quanto a universidade, através dos projetos de extensão, é comprometida com o desenvolvimento do Rio Grande do Norte”.

Odontologia realiza atendimento especial  
Os alunos do curso de Odontologia realizaram, durante o Ação Global, um atendimento diferenciado. As crianças foram beneficiadas com a realização de palestras sobre a escovação correta, aplicação de flúor, escovódromo e distribuição de kits de higiene bucal.

A aluna Suany de Oliveira, do 7º período, afirmou que projetos como esse ajudam o estudante a desenvolver a prática de sala aula e a se adaptar aos diferentes públicos que poderão ser atendidos. “Como futura profissional a participação nesse projeto contribui com a minha capacitação, tendo em vista principalmente o atendimento a pessoas de diferentes classes sociais, uma oportunidade para entendermos as necessidades de cada público”, afirmou.

A dona de casa Marluce Batista compareceu ao evento na companhia do filho de cinco anos, Gabriel Batista, e elogiou o atendimento odontológico oferecido às crianças. “Ele às vezes me dá trabalho para realizar a escovação e hoje aprendeu a importância de cuidar bem dos dentes. Todos os profissionais estão de parabéns.”

Até o final do dia foram contabilizados no estande de Odontologia mais de 200 atendimentos a crianças de dois até seis anos de idade.

Espaço da mulher é destaque no Ação Global 
As mulheres também receberam atendimento especial na Ação Global 2013. Os alunos dos cursos de Educação Física e Estética realizaram cerca de 150 atendimentos de saúde e beleza, entre eles atividades físicas, verificação de peso, avaliação e limpeza da pele facial, e design de sobrancelha.

Para o professor do curso de Educação Física, Thiago Renne, ações como essas voltadas para a mulher são importantes para a melhoria da qualidade de vida e, acima de tudo, no desenvolvimento das atividades acadêmicas para os alunos. “Os estudantes do curso têm a oportunidade de prestar serviços à comunidade, ampliando significativamente a experiência profissional”, comentou. Já a professora Juliany Santiago, de Estética, acredita que participações como essa servem de aprimoramento para os alunos que passam a ajudar a comunidade de forma mais constante.

Para a aluna Larise Medeiros, do 7º período de Educação Física, esta foi a segunda participação no projeto. “É muito gratificante para nós estudantes participarmos de ações voluntárias como essa. Aqui nós aprendemos a lidar  com diferentes perfis de pessoas, que necessitam de atendimento diferenciado e cuidado primordial com a saúde”, disse.

Museu itinerante encanta crianças e adultos 
As crianças que visitaram o Ação Global se encantaram com a presença do museu itinerante desenvolvido pelos alunos do curso de Ciências Biológicas. A exposição é composta por animais de diferentes espécies empalhados e vivos. Entre as espécies, destaque para o tamanduá, a aranha caranguejeira e a cobra coral. 

Tayane Duarte, 10 anos, se encantou com exposição e contou que depois das explicações que recebeu dos alunos, aprendeu que não precisa ter medo de borboleta. “Achei muito bonito os bichinhos. Agora eu sei que as borboletinhas não fazem mal e não vou ter mais medo delas.”

Anderclúdio Ribeiro, aluno do 5º período, explicou que uma das importâncias da exposição é o ensino da conscientização ambiental.  “Nossa função acima de tudo é levar para a população o conhecimento geral das espécies, mostrar a diferença de cada uma delas e trabalhar a educação ambiental, importante para a preservação de um mundo melhor”.

Rádio UnP presta serviços de utilidade pública no Ação Global 
Com o objetivo de levar a prática laboratorial do radiojornalismo à Ação Global os alunos dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda levaram a todos que participaram do evento informações de utilidade  pública, localização dos estandes disponíveis, as ações desenvolvidas, músicas de qualidade, além de entrevistar personalidades.

A governadora do Estado, Rosalba Ciarlini, visitou a Rádio UnP no Ar e foi entrevistada pelos alunos. Ela destacou a importância da realização do Ação Global na zona Norte da cidade e anunciou uma série de obras de infraestrutura que serão realizadas na região. “A realização deste evento é fundamental para levarmos os serviços públicos para mais perto do cidadão da maior região da cidade, que receberá diversas obras de infraestrutura.”

Sobre a função de um veículo de comunicação como a rádio UnP no ar, a governadora disse tratar-se de uma ferramenta importante para a divulgação dos serviços oferecidos à população, especialmente em um evento do porte do Ação Global. Ela elogiou os alunos pelo profissionalismo.