Acessibilidade

Central do Candidato: (84) 4020-7890 / Central do Aluno: (84) 3227-1234 +

+

9 de Maio de 2018 19:02

UnP participa de Encontro de Escritórios Internacionais da Laureate

Evento debateu novas tendências no segmento de Internacionalidade dentro das Instituições da Rede

Nos dias 19 e 20 de abril, aconteceu no Rio de Janeiro, o 3° Encontro dos Escritórios Internacionais da Laureate Brasil. A UnP esteve presente no evento, que contou com a participação de quase todas as instituições que fazem parte da rede no país. Foram dois dias com pautas e palestras voltadas a padronizar, unificar e promover a internacionalidade dentro da rede no país.

A Coordenadora do Global Office, Marina Aragão, representou a Universidade Potiguar no encontro e conta o que aconteceu. De acordo com ela, uma das principais metas do evento foi estimular a Internacionalidade “em casa”. Assim, alunos interessados podem fazer intercâmbio em outras unidades da rede sem sair do país. “Como nós somos internacionais, nem sempre é preciso estar fora do Brasil para ter algum acesso à Internacionalidade”, pontua.

Entre os palestrantes, o evento contou com Mackenzie Etchells, da Universidade de Pittsburg, que falou sobre Cursos de Extensão para idiomas como o inglês. Samantha Cameron, do Global Partnerships Associate, ministrou sobre estágio internacional e como consegui-lo para que as instituições da rede possam promover isso junto aos alunos.

Uma palestra em especial foi considerada impactante por Marina: a Coordenadora do Escritório Internacional da UNIFACS, Diana Faraon, palestrou sobre “Internacionalização, Ensino Superior no Brasil e as principais tendências no mundo”. Sobre essa apresentação, Marina contou que se trata de, por exemplo, um professor trazer algo de fora ou um tema globalizado “para mostrar que estamos ligados ao mundo o tempo todo”.

Dentro da proposta de alinhamento entre as instituições da rede, Marina conta que uma das palestras do segundo dia foi sobre como fomentar a internacionalidade entre os estudantes usando recursos como a promoção do OneCampus by Laureate. “Porque na plataforma tem tanto conteúdo de empregabilidade, quanto conteúdo de internacionalidade, uma vez que serve como rede social para se conectar a alunos de qualquer parte do mundo”, explica.

Aluno internacional
Sobre a importância da internacionalidade para a formação do aluno, Marina explica que o Global Office trabalha com dois pilares principais. No primeiro, o estudante adquire ferramentas para sua carreira através da Empregabilidade. No segundo, pode estreitar ou expandir seus laços através de experiências pessoais ou profissionais adquiridas através da Internacionalidade. E lista ainda os serviços que os alunos podem encontrar na UnP.

Entre eles, Marina menciona o intercâmbio acadêmico, os cursos de extensão, o intercâmbio cultural através da AIESEC e a internacionalidade através de aula-espelho. Ela explica que, nesta modalidade, um professor em outra instituição participa de um ambiente on-line e ministram conteúdos em tempo real ou ainda através de aulas gravadas.

Por fim, menciona a participação do Santander com bolsas de intercâmbio: estão sendo oferecidos também o Santander Mundi, para estudar em qualquer lugar do mundo, e Santander Ibero, onde o aluno pode ir para países da América Latina e Península Ibérica.