Acessibilidade

Central do Candidato: (84) 4020-7890 / Central do Aluno: (84) 3227-1234 +

+

3 de Abril de 2013 19:02

UnP realiza evento em comemoração ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo

O curso de Fisioterapia da Universidade Potiguar no campus Mossoró realizou no última terça-feira (02/04), no auditório da Unidade da Av. João da Escóssia, uma mesa redonda para discutir as questões referentes ao autismo no âmbito local e nacional. O evento foi possível por uma parceria com a Secretaria Municipal do Desenvolvimento Social, através do Departamento de Atenção a Pessoa com Deficiência.

Descrito em 1943, pelo médico psiquiatra infantil Leo Kanner, o autismo é uma síndrome que afeta o desenvolvimento em três áreas: comunicação, interação social e comportamento. De acordo com a Organização Mundial de Saúde, estima-se que tenhamos 70 milhões de pessoas com autismo no mundo. No Brasil a estimativa é de 2 milhões, o que torna o autismo mais comum em crianças que o câncer, a diabetes e a aids juntos.

Estiveram presentes na programação representantes da academia e de instituições de apoio a pessoa com autismo, como a Professora Aline Helene, do curso de Fisioterapia da UnP, e a Professora Jacinta de Fátima, Pedagoga da APAE.

Em 2012, uma equipe coordenada pelas Professoras Sâmya Pires e Tereza Duarte realizou a inclusão de cerca de 19 pessoas com autismo em atendimentos educacionais especializado, com professores auxiliares, além de capacitação para todos os profissionais, a fim de garantir a permanência e o sucesso escolar dos mesmos.