Acessibilidade
28 de Fevereiro de 2013 15:33

UnP realiza Fórum de Carreiras Jurídicas para ingressantes do Curso de Direito

A Universidade Potiguar, integrante da Rede Internacional de Universidades Laureate, realizou ontem, 27, na Unidade Roberto Freire, o Fórum de Carreiras Jurídicas. O evento contou com palestras de três importantes profissionais da área no RN, que falaram sobre suas trajetórias profissionais: O Presidente da Ordem dos Advogados do Brasil no RN Sérgio Freire, o Juiz Federal Janilson Siqueira e o Promotor de Justiça Tiago Câmara. No final do evento, foram anunciados os alunos vencedores dos concursos acadêmicos de Petição e Sustentação Oral.

Estiveram presentes ao evento o Diretor da Escola do Direito UnP , prof. Fernando Cabral; a Coordenadora do Curso de Direito da Unidade Floriano Peixoto, profª. Daysianne Simões; a Coordenadora do Curso de Direito da Unidade Roberto Freire, profª. Murielle Guanabara; e os egressos do Curso de Direito Archelaws Sátiro, Chefe da Assessoria  Jurídica da Secretaria Municipal de Turismo e Desenvolvimento – Seturde, e Mariana Oliveira, Presidente da Comissão de Apoio ao Advogado Iniciante, que compartilharam suas experiências acadêmicas e profissionais.

O Diretor da Escola do Direito UnP, prof. Fernando Cabral, desejou aos alunos que “aproveitem da melhor forma possível” o curso para que ao final se orgulhassem da trajetória “porque estiveram estudando em uma Universidade de excelência”, disse.  O Promotor Tiago Câmara falou sobre o papel do Ministério Público que é “fundamental na defesa da sociedade” e indicou aos ingressantes que tenham a “Constituição como de livro de cabeceira”.

O presidente da OAB-RN Sérgio Freire, falou sobre a importância e os desafios da área, na qual é preciso “matar um leão por dia” e ressaltou o compromisso que os estudantes devem ter. “Vocês devem ter um compromisso que preocupa a todos: o respeito e ética na sua profissão”, aconselhou. Com quase 30 anos de carreira, sendo 15 deles na UnP, o Juiz Federal Janilson Siqueira tranqüilizou os ingressantes sobre as dúvidas e inseguranças dessa fase, citando diversas situações  que ele mesmo teve de superar, e aconselhou firmeza nos estudos pois “não há concursos difíceis para quem quer estudar”. O Juiz também agradeceu a UnP pela realização do evento. “Parabéns a UnP por proporcionar aos estudantes essa oportunidade singular!”, elogiou.

A ingressante Marina Gabrielle classificou a realização do evento como de extrema importância na orientação profissional. “Realmente acredito que é muito importante para nós jovens, porque quando queremos escolher um curso primeiramente procuramos algo com o qual nos identificamos, e um evento como esse nos ajuda a identificar nossas afinidades e acaba nos orientando sobre o mercado de trabalho”, disse.

Confiram no arquivo abaixo os nomes dos vencedores do concurso de Petição e Sustentação Oral.

698