Acessibilidade
20 de setembro de 2012 11:30

UnP recebe Curso de Formação de Gestores Culturais dos Estados do Nordeste

A Universidade Potiguar recebe até o dia 21 de setembro o Módulo VI do Curso de Formação de Gestores Culturais dos Estados do Nordeste, projeto do Ministério da Cultura em conjunto com a Fundação Joaquim Nabuco e Governo do Estado do RN/FJA. O curso itinerante acontece em diversos estados da região e chega a Natal através de uma parceria entre o poder público e a UnP.

A turma da Especialização é composta por 50 alunos, que atuam no segmento cultural, como por exemplo, gestores de Secretarias Estaduais, conselheiros de cultura, empreendedores da área, além de docentes com trabalhos sobre o tema. A proposta busca capacitar estes profissionais para desenvolverem políticas públicas de incentivo e valorização da arte e das tradições de cada um dos sete estados envolvidos – Rio Grande do Norte, Ceará, Piauí, Bahia, Alagoas, Pernambuco e Paraíba.

“Além de estarem com bons professores, os alunos tem a oportunidade de trocar informações. A nossa preocupação é a de formar gestores culturais, o que é uma das grandes carências para o desenvolvimento da cultura. Então, em cada estado haverá de 6 a 7 gestores, o que é muito importante já que hoje é o capital humano quem promove o desenvolvimento”, afirmou a Professora Cléia Bacurau coordenadora do curso pela FJA em Natal.

A cada novo módulo o curso se locomove para uma nova capital, onde os discentes irão conhecer os aspectos da cultura e gestão cultural do cenário nordestino. Dessa forma, a proposta busca fortalecer e qualificar recursos humanos para a gestão cultural e implantar e consolidar o Sistema Nacional de Cultura. Para Torquato Juel, da UFPB, “essa é uma experiência impar em entendimento da gestão cultual. O que possibilita construir uma política de cultura constante”.

Para receber as aulas dessa Especialização Universidade Potiguar está disponibilizando as salas da Graduação Executiva, um dos ambientes de ensino mais modernos e bem equipados do país. “Fomos muito bem recebidos em Natal pelo curso e pela universidade. Estou achando muito boa a estada aqui no Rio Grande do Norte”, disse Evani Barbosa, da Universidade Federal Rural de Pernambuco.

Na etapa realizada na Unidade Roberto Freire serão debatidos temas como gêneros textuais, economia criativa, propriedade intelectual, entre outros. A participação é fechada para os estudantes já inscritos no programa e acontece durante os períodos da manhã e da tarde, incluindo visitas aos centros históricos e de cultura da cidade. Para saber mais sobre o projeto consulte a FJA pelo (84) 3232-5325.