Acessibilidade
4 de Março de 2015 11:33

UnP se une à Campanha Nacional sobre Drogas nas Escolas Superiores

No próximo dia 18 de março, UnP será sede do Seminário da Campanha Nacional sobre Drogas nas Escolas Superiores. O evento, realizado em parceria com o CIEE e a Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (SENAD), terá início às 19h no Auditório 2 da Unidade Floriano Peixoto e é aberto a toda a comunidade acadêmica da UnP.

O evento visa debater, com professores e estudantes, o contexto do uso de drogas entre jovens, enfatizando informações científicas sobre efeitos e riscos do consumo e também as possibilidades preventivas e terapêuticas. As palestrantes da noite serão a Profa. Dra. Ana Regina Noto Faria e a Profa. Dra. Jacileide Guimarães.

Com doutorado em Psicobiologia, Ana Regina atualmente é professora do Departamento de Psicobiologia da Universidade Federal de São Paulo e coordenadora do Núcleo de Pesquisa sobre Saúde e Uso de Substâncias (NEPSIS) e do Centro Regional de Referência em Crack e outras Drogas – CRR-DIMESAD-UNIFESP.  Sua linha de pesquisa é centrada nos aspectos psicossociais relacionados ao uso psicotrópicos e suas implicações na saúde, tanto com o referencial epidemiológico quanto o qualitativo, bem como avaliações de intervenções preventivas e terapêuticas, na perspectiva da psicologia do desenvolvimento e cognitiva. A professora ministrará a palestra “Uso e dependência de drogas: os desafios das últimas décadas”.

Jacileide Guimarães possui Doutorado em Enfermagem Psiquiátrica e Saúde Mental pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (2006).  Atualmente é professora da Escola de Enfermagem de Natal da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva da UFRN e coordenadora do Centro Regional de Referência em Formação para Atenção em Álcool e Outras Drogas de Natal-RN (CRR-Natal) do Núcleo de Estudos em Saúde Coletiva (NESC) da UFRN em parceria com a Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas. A professora ministrará a palestra com o tema “Saberes e práticas de atenção sobre álcool e outras drogas na perspectiva intersetorial”.

A palestra é aberta a todos os estudantes, professores e colaboradores da UnP e a participação é gratuita. O estudante terá direito a certificado de participação, emitido pelo CIEE. Para mais informações, entre em contato com a Diretoria dos Pilares Estratégicos através do telefone (84) 3216.8626.

O que é a Campanha?

O engajamento de universidades, faculdades e de entidades que lidam diretamente com o jovem como o CIEE pode ser muito eficaz no combate às drogas. Nessa cruzada, desde 1999, estão envolvidos o CIEE e a Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas– SENAD, promotores da Campanha Nacional sobre Drogas nas Escolas Superiores.

Criada pela Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas em parceria ao CIEE em 1999, a Campanha Nacional sobre Drogas nas Escolas Superiores percorre o país promovendo o debate sobre o uso de psicoativos, suas implicações e tratamentos. Ao todo, a parceria já realizou noventa e sete eventos no Brasil.

Os palestrantes são profissionais da área de saúde, psicólogas, psiquiatras, sempre voltados ao trabalho sobre o uso de drogas, com coordenação da Profa. Dra. Ana Regina Noto Professora da DIMESAD (Disciplina de Medicina e Sociologia do Abuso de Drogas) da UNIFESP.

INSCREVA-SE

** Por Anna Ester Leite, Analista de Eventos do Setor de Compromisso Social.