Acessibilidade
7 de outubro de 2011 17:52

Veja entrevista com o Coordenador Geral do NEaD, Prof. Barney Arruda

 

Entrevista: Barney Silveira Arruda – Coordenador Geral do Núcleo de Educação a Distância

UnP EM FOCO: Como o senhor avalia o momento atual para a EaD na UnP?

Prof. Barney: Estamos em um momento muito especial, pois estamos consolidando  a EAD na UnP. Desde 2006 vínhamos trabalhando com essa perspectiva, mas só agora, em 2011 a UnP está ofertando os cursos de graduação a distância. Atualmente temos as seguintes frentes de oferta:disciplinas a distancia para os cursos presenciais e cursos de graduação a distância.

UnP EM FOCO:Os alunos tem buscado mais essa modalidade de ensino atualmente?

Prof. Barney: Sim, com relação às disciplinas optativas semipresenciais temos, atualmente, 9000 alunos, aproximadamente, distribuídos em  27 disciplinas ofertadas para os cursos presenciais já reconhecidos, seguindo as orientações da portaria nº 4.059 publicada em dezembro de 2004 pelo Ministério da Educação. Para 2012, estão previstas mais 10 disciplinas aproximadamente.

UnP EM FOCO: O que dizer com relação aos cursos de graduação da EaD?

Prof. Barney: Com relação aos cursos de graduação a distancia, por enquanto estamos com 4 cursos, todos da área de Gestão, são eles: 2 bacharelados (Administração e Ciências Contábeis) e 2 cursos superiores de tecnologia (Marketing e Gestão de Recursos Humanos). Esses cursos são ofertados nos pólos de apoio presencial. Temos 3 pólos, um deles está situado em Caicó, outro em Currais Novos e em agosto iniciamos a oferta dos cursos também no pólo da Zona Norte da cidade de Natal. Atualmente temos 180 alunos matriculados nos 4 cursos.

UnP EM FOCO: Então, as perspectivas são as melhores para a EaD?

Prof. Barney: Estamos com uma perspectiva bastante otimista com relação à aceitação desses cursos aqui no Rio Grande do Norte e também confiantes quanto a aceitação relacionada à metodologia de ensino-aprendizagem. Pois, quem não gostaria de estudar em uma Universidade tão renomada quanto a UnP, não é verdade? O que estamos fazendo é levar a UnP, virtualmente, para aqueles que não têm condições de vir até as nossas unidades, freqüentar as aulas diariamente. E, assim como outras grandes instituições de ensino superior que ofertam cursos na modalidade a distância, também estamos procurando nos adequar para todos públicos. Com a flexibilidade de horários e locais de estudo, estamos proporcionando uma grande oportunidade para o aumento da empregabilidade e renda para grande parte da população potiguar. Estamos todos bastante motivados com essa abertura para além das unidades de Natal.

UnP EM FOCO: Existem dados que comprovem o crescimento da EaD no Brasil?

Prof. Barney: Sim. A Educação a Distância veio pra ficar. Aos que ainda estavam desacreditando sobre a evolução desta modalidade de ensino-aprendizagem, é bom ficar ciente de que a perspectiva para 2014 é que o número de matriculados nos cursos de graduação da EaD se iguale ao número de alunos do presencial em todo o Brasil. Ou seja, a EaD já se concretizou no Brasil! Veja o quadro abaixo publicado pelo INEP, 2011 (CENSO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR – 2010)

Ano

Curso EaD

Aluno EaD

Participação da EaD no total de matrículas

1995

01

352

0,02%

2000

10

1682

0,06%

2005

189

114642

2,57%

2008

647

727961

12,53%

UnP EM FOCO: Como anda a realização dos cursos nos diferentes polos da EaD?

Prof. Barney: Os cursos foram lançados em ABRIL de 2011. A primeira turma está indo para a 3ª série. Em outubro vamos iniciar outro processo seletivo para abertura de novas turmas para a 1ª série. Estamos crescendo e todos os pólos estão empenhados no desenvolvimento das atividades dos alunos já matriculados, bem como para a captação de novos alunos. O pólo, neste caso, é o “braço” da UnP. Lá temos um coordenador que gerencia todas as questões pedagógicas e administrativas, temos o assistente e temos um tutor presencial para dar o apoio necessário às demandas trazidas pelos alunos.

UnP EM FOCO: Então é garantida a assistência total ao aprendizado do aluno EaD/ UnP?

Prof. Barney: Sim. Além dos materiais que o aluno recebe (1 DVD que contém o livro digital e vídeo por disciplina), ele também têm acesso, no pólo, à biblioteca, ao laboratório de informática e a um ambiente acolhedor para estudar. Mas, o aluno não precisa necessariamente ir ao pólo para estudar… Ele é livre pra escolher o melhor horário e o melhor local para isso. E, por meio do UnP Virtual (Ambiente virtual de Aprendizagem da UnP), ele pode se comunicar com o professor da disciplina, seja para participar de discussões com a sua turma, seja para esclarecer dúvidas ou  mesmo interagir com os seus colegas.

UnP EM FOCO: E ainda tem o UnP Virtual.

Prof. Barney: É verdade. O acesso ao UnP Virtual é fundamental para que aluno e professor possam interagir, e assim proporcionar a construção do conhecimento almejado. E a EaD se tornou uma proposta viável, em termos de qualidade de ensino, justamente devido à essa possibilidade de interação, que faz uso das novas tecnologias de comunicação e informação. O elo de ligação entre professor e aluno na EaD, são as tecnologias (internet, livro,vídeos). Então, a cada conteúdo ministrado o aluno deverá ler o capítulo do livro, interagir com o tutor e colegas de turma através do UnP Virtual e assistir ao vídeo referente ao capítulo. Ele deverá comparecer ao pólo se houver avaliações presenciais, ou para participar de alguma atividade proposta pelo turor ou ainda se precisar usar o laboratório de informática ou consultar algum livro na biblioteca.

 

UnP EM FOCO: Qual o procedimento para quem deseja começar imediatamente o seu programa de estudos na EaD da UnP?

Prof. Barney: 1º passo: Fazer inscrição para o vestibular através do site www.ead.unp.br  ou no Polo de apoio onde deseja se matricular  fazer a prova no dia agendado, o resultado sairá em até quatro dias úteis. 2º passo: Após o resultado, levar a documentação pessoal, histórico e certificado do ensino médio ao pólo para realizar a matricula. 3º passo:
Já como aluno, ele participará da semana de ambientação realizado no pólo, com o intuito ingressar no seu programa de estudos. 

UnP EM FOCO: E com relação aos ingressantes como portador de diploma e nota do Enem?

Prof. Barney: Automaticamente, ao escolher esta forma de ingresso, o aluno é isento da taxa de inscrição do vestibular (não é necessário realizar a prova). O passo a passo de ingressantes portador de diploma e nota do Enem é o seguinte:

Procedimento como nota do Enem
1º Documentação pessoal
2º Documentação de participação no Enem
3º Documentação que comprove o ensino médio.
 
Procedimento como portador de diploma
1º Documentação pessoal
2º Documento que comprove nível do ensino superior (Diploma)

Nestes dois casos, o aluno também participa da semana de ambientação junto com todos os outros alunos

UnP EM FOCO: Há previsão de novos cursos para a EaD na UnP?

Prof. Barney: Há previsões, sim, para se ofertar novos cursos, mas ainda estamos em processo de definição com a administração superior.

 

 

Acesse www.ead.unp.br e saiba mais.