Acessibilidade
23 de Fevereiro de 2018 17:51

Vencedores da Etapa Local da Laureate Culinary Cup vão para Nacional

Fabiana Aguiar e Mikhail Gomes foram os vencedores e irão para o Rio Grande do Sul representar a UnP na Copa Nacional

Um desafio. Um momento de agilidade e concentração nos bastidores das cozinhas da Unidade Roberto Freire. Os alunos de Gastronomia têm 40 minutos para dar cozimento, elaborar os pratos e apresentar ao corpo de jurados, as delícias criadas por eles, especialmente para a competição. Foram dias pensando e desenvolvendo ideias para ser mostradas na Etapa Local do Laureate Culinary Cup, que este ano está em sua 6ª edição.

Cinco duplas foram selecionadas para disputarem na fase local, que aconteceu nas cozinhas pedagógicas da Unidade Roberto Freire no dia 22 de fevereiro. Cada dupla elaborou duas entradas, prato principal e uma sobremesa. Jurados, chef de destaque na culinária local, foram os responsáveis por avaliarem e escolherem a dupla que irá competir e representar a UnP na Etapa Nacional no mês de março, em Porto Alegre (RS), no Centro Universitário Uniritter, Instituição pertencente a rede Laureate. Eles competirão com candidatos de todo o Brasil e vale uma vaga para competição Mundial, que esse ano acontece em junho, no Chile.

Ao final de vinte receitas, os jurados Victor de Carvalho e Warison Albino, ambos chefs de cozinha e que têm experiência na copa, segundo lugar na etapa nacional em 2016 e ganhador final Internacional, respectivamente, avaliaram os candidatos de 2018. Renato Cunha, professor na IFCE, também formado pela UnP, além da convidada Emiko Nakamura Smith, chef de cozinha, também participaram da banca avaliadora e deram o veredito na competição. A Coordenadora do curso, Annamaria Nascimento, anunciou Mikhail Gomes e Fabiana Aguiar como os vencedores da Etapa.

Feliz e emocionada, Fabiana Aguiar falou como foi competir e o processo de elaboração das receitas. “Foi muito prazeroso participar. Passamos mais de um mês treinando, quase todos os dias. Testamos e fizemos adequações em todos os pratos. Trabalhamos muito e conseguimos. Estamos muito felizes com o resultado”, destacou a vencedora Fabiana Aguiar, em dupla com Mikhail Gomes.

Warison Albino foi um dos quatro jurados. Ex-aluno de Gastronomia da UnP e vencedor da Etapa Nacional e Internacional deu um recado para os vencedores. “Eles são muito bons no que fazem. Treinar para uma copa de gastronomia é diferente de trabalhar em um restaurante, por exemplo. Em uma competição, tem que seguir duas coisas simultâneas: trabalhar com agilidade e servir algo com qualidade”, reforça o recado o vencedor de medalha de ouro na Etapa Mundial em 2011 em Chicago, Estados Unidos.

Annamaria encerrou o evento agradecendo as participantes que se esforçaram e fizeram da fase local um sucesso, com receitas criativas e empenho em oferecer o seu melhor. “Sabemos que não é fácil. Estamos sendo avaliados, sobre pressão. Quero agradecer aos jurados e a todos pela disponibilidade de estarem aqui. Queremos ir para o Chile”, concluiu a coordenadora.

Fotos: Alex Fernandes (Fotografo)
Julio Xavier (Assessoria de Imprensa)