Acessibilidade

Central do Candidato: (84) 4020-7890 / Central do Aluno: (84) 3227-1234 +

+

17 de Março de 2016 11:22

Artigo – Você sabe agir em uma situação de incêndio?

Acredito que a maioria dos brasileiros se recordam de tragédias relacionadas a situações de emergência como o famoso incêndio do Edifício Joelma, no qual morreram 191 pessoas em 1974. O mais chocante e recente caso semelhante aconteceu em 2013, na Boate Kiss, no Rio Grande do Sul, quando 242 jovens morreram vítimas do acidente ocorrido em uma noite prometia apenas diversão.

Não sei se você já se perguntou o que os dois casos têm em comum?

Os dois locais não estavam preparados para uma situação de emergência causada por um incêndio.

E isso não é um mérito somente do nosso país. Tragédias como essas acontecem ao redor do mundo. Mas engana-se quem pensa que não há quem se preocupe com a prevenção desse tipo de acidentes.

O mês de março foi escolhido como o Mês da Segurança da Laureate em todas as instituições da rede espalhadas pelo mundo. Isso significa que as universidades estão passando por simulações internas para que todos os equipamentos e acessos estejam preparados para situações atípicas. Brigadistas (colaboradores treinados para situações de emergência), professores e alunos estão participando de atividades simuladas com o objetivo de capacitar o maior número possível de pessoas para agir corretamente em caso de incêndios ocorridos nos prédios onde são desenvolvidas as atividades acadêmicas.

A UnP realizou simulações nos Campi Natal e Mossoró, reunindo 150 brigadistas e mais de 3.400 pessoas, entre alunos e colaboradores. Durante as ações foram testados alarmes, acessos, processos e condutas de enfrentamento de incêndios. O Corpo de Bombeiros deu total apoio, comparecendo às simulações em tempo real, também exercitando o tempo de atendimento à ocorrência.

Essas lições são valiosíssimas. Uma vez participando de tal exercício, uma pessoa será capaz de tomar as atitudes certas em qualquer lugar.

Ainda há muito o que fazer, mas, iniciativas como essa dão ao estudante a noção de que é preciso se prevenir. Tenho a certeza de que seu olhar sobre sua casa e a segurança da sua família é potencializado.

É assim que conseguiremos, com o esforço e participação de todos, diminuir as ocorrências trágicas.

Importante ressaltar a necessidade de todos em cuidar dos ambientes e ter a acessibilidade como norma rígida e indiscutível.

Essa consciência deve ser levada muito a sério. Vidas estão em jogo. Situações assim podem acontecer comigo e com você, com nossos filhos e pais.

Informe-se sobre o assunto e seja mais um a defender essa ideia.