Acessibilidade
28 de novembro de 2011 17:44

X Congresso Internacional de Saúde Mental e Direitos Humanos

O X Congresso Internacional de Saúde Mental e Direitos Humanos aconteceu de 17 a 19/11, na Universidad Popular Madres de Plaza de Mayo, na Argentina. A UnP participou com 7 trabalhos inscritos por docentes – Profs. Carlos Roberto, Rafael Figueiró e Aparecida França, e uma Psicóloga do Serviço Integrado de Psicologia – Flávia Helena, além dos discentes relacionados ao final desta notícia. O X Congresso Internacional de Saúde Mental e Direitos Humanos “Práxis da inclusão, subjetividade e cidadanias”, foi realizado pela Universidad Popular Madres de Plaza de Mayo, entre 17 e 20 de Novembro de 2011.

No âmbito do Congresso, foram realizados o V Fórum de Saúde Pública, Saúde Mental e Direitos Humanos, o VIII Encontro da Luta Antimanicomial, o VI Encontro Internacional de detidos em Movimento, II Fórum Internacional sobre Crianças e Adolescentes e o II Encontro de Arte, Desinstitucionalização e Direitos Humanos. As formas de participação foram: mesas redondas, mesa de apresentação de trabalhos livres, oficinas, posters e mostras ou instalações.

Quanto à participação da UnP, veja os títulos dos trabalhos apresentados no congresso e seus respectivos autores:

1 – Rodas de conversa e brincadeiras na socialização de crianças com queixas de hiperatividade

Autores: MARIA APARECIDA DE FRANÇA GOMES; ANA LUISE PROCÓPIO MEDEIROS, ANNY KELLY DE LIMA FREIRE MAIA; CAROLINA VASCONCELOS LIMA; EDMUNDO ALMEIDA DE MENEZES; REBECA LAURIA DE SOUZA; ROSANI FERNANDES DA COSTA, HÉTERA FERNADA DE ARAÚJO ALVES.

2- Rodas com crianças e cuidadores em um serviço escola de psicologia – desestigmatizando a hiperatividade MARIA APARECIDA DE FRANÇA GOMES; ANA LUISE PROCÓPIO MEDEIROS, ANNY KELLY DE LIMA FREIRE MAIA; CAROLINA VASCONCELOS LIMA; EDMUNDO ALMEIDA DE MENEZES; REBECA LAURIA DE SOUZA; ROSANI FERNANDES DA COSTA, HÉTERA FERNADA DE ARAÚJO ALVES.

3- ARTISTAS LOUCOS, LOUCOS ARTISTAS: A ARTE COMO ESTRATÉGIA DE CUIDADO EM SAÚDE MENTAL (Não recebi o aceite)
Autores:MARIA APARECIDA DE FRANÇA GOMES; GABRIELA PINHEIRO SOARES ANTONIA JOSÉLIA TOMÉ; ILIKE MAIA; JOSÉ LUIZ RODRIGUES

4- ACEPÇÕES ACERCA DOS SIGNOS ADOLESCÊNCIA E TRATAMENTO POR ADOLESCENTES USUÁRIOS DE DROGAS:
Autores: MARIA APARECIDA DE FRANÇA GOMES; JORGE LACERDA DE FREITAS

5- A VIDA EM TARJA PRETA
Autores: CARLOS ROBERTO DE MORAIS E SILVA; ANA CAROLINA BELÉM FIRMINO

6- MULHERES E PSICOTRÓPICOS: MEDICALIZAÇÃO E PRODUÇÃO DE SUBJETIVIDADE EM ASSENTAMENTOS DO MST
Autores: NATHÁLIA NUNES ARAÚJO, REBECA NEPOMUCENO, RAFAEL FIGUEIRÓ

7- SAÚDE MENTAL
Autores: FLÁVIA FREIRE, MYKELÂNDIA, VELÚSIA