Acessibilidade

Central de Atendimento: (84) 4020-7890

5 de junho de 2018 16:38

XI Congresso Científico de Mossoró é aberto com palestras inspiradoras

Conferência magna reuniu cerca de 2 mil pessoas no Garbos Recepções com Edu Lyra e Marcos Rossi

Duas histórias de superação e inspiração motivaram um público de aproximadamente 2 mil pessoas que compareceram ao Garbos Recepções, em Mossoró. Foi assim a noite de 4 de junho, durante a abertura do XI Congresso Científico e Mostra de Extensão do Campus Mossoró da Universidade Potiguar, integrante da rede Laureate. Para a conferência magna, dois palestrantes nacionais vieram até a Capital do Oeste: Edu Lyra e Marcos Rossi e compartilharam suas experiências de vida.

O primeiro a abrir a noite foi o empreendedor social Edu Lyra. Empolgado, ele abordou a importância do emocional para enfrentar os obstáculos. “Se dentro de você não tem crise, não tem crise do lado de fora que te impeça de alcançar seus sonhos”, afirma. Lyra nasceu em uma favela em Guarulhos (SP) e, apesar das dificuldades financeiras e emocionais que vivenciou durante a infância, superou tudo e escreveu o livro “Jovens Falcões”, primeiro passo para fundar o Instituto Gerando Falcões. Hoje, a iniciativa dele reúne mais de 20 programas sociais de cultura, esportes, qualificação e geração de renda.

Dando continuidade à noite, o palestrante Marcos Rossi trouxe inspiração. Apesar de ter nascido com Síndrome de Hanhart, deficiência congênita que se percebe pela falta de membros, ele mostrou para o público que nada é impossível para quem deseja. “Abra sua mente. Preste atenção nas oportunidades que estão à sua volta. Aprenda a utilizar os recursos disponíveis. Eu usei essa filosofia desde pequeno para realizar meus sonhos”. Rossi contou sua trajetória e contou como, apesar da deficiência, ele consegue surfar, andar de skate, ser DJ, cantor pop, participar da bateria da Escola de Samba X9, mergulhar e ainda trabalhar em um dos maiores bancos da América Latina.

Em 2018, o Congresso Científico do Campus Mossoró traz como tema “Educação e inteligência emocional: refletindo a liderança positiva”. Presente na abertura do evento, o reitor da Universidade Potiguar, Prof. Gedson Nunes, destacou a importância dos pilares – pesquisa, ensino e extensão – que guiam o trabalho da instituição e são apresentados durante o evento. “O conhecimento nos ajuda a construir uma sociedade com valores éticos e atitudes positivas”, destacou.

O Congresso Científico segue até o próximo dia 6 de junho, no Campus Mossoró. Na programação, oficinas, minicursos, palestras, competições e mostras de projetos de extensão dos alunos da Universidade Potiguar, além de universitários de outras instituições. Mais informações, estão disponíveis no site: www.unp.br/congressocientifico.

Fotos: Ênio Freire