Acessibilidade
4 de setembro de 2015 11:54

XI Semana de Educação Física e Nutrição da UnP contou com programação internacional e interprofissional

A Unidade Roberto Freire sediou, no dia 31 de agosto, a abertura da XI Semana de Educação Física e Nutrição da UnP, que reuniu alunos, egressos e profissionais das duas áreas em torno do tema “Estratégias Nutricionais e Desempenho Físico e Funcional”, e contou com a conferência do médico ortopedista Fábio Romualdo, especialista em medicina esportiva.

O evento seguiu com uma programação intensa entre os dias 1º e 3 de setembro, com palestras, atividades interprofissionais e minicursos na Unidade Salgado Filho. Para a Professora Lidiane Fernandes, Coordenadora do Curso de Nutrição, o evento contribui para o fortalecimento das áreas e para o aperfeiçoamento dos alunos da Instituição. Danielle Mafra, Professora e Coordenadora do Curso de Educação Física, avalia que a Semana é uma oportunidade para promover a integração entre a nutrição e a educação física, dois campos que devem ser trabalhados em parceria para o benefício do paciente.

Um dos destaques da programação da XI Semana de Educação Física e Nutrição da UnP ficou por conta da International Lecture, uma atividade realizada através do International Office, que viabilizou aos participantes do evento participarem de duas mesas-redondas por videoconferência com professores da Universidad Privada del Norte, integrante da rede Laureate no Peru.

Durante os quatro dias de evento, profissionais e alunos de Educação Física puderam conferir palestras com egressos da UnP, que falaram sobre a atuação na área; participaram de um cenário de simulação transmitido ao vivo para os alunos da Universidad Privada del Norte; promoveram um workout de ginástica; conheceram o case da academia Pulse com os proprietários da empresa, Horácio Oliveira e Lo-amy Fonseca; e ainda conferiram a apresentação do Secretário Municipal de Esportes e Lazer, Secretário Estadual de Esporte e Lazer, e do Coordenador de Desporto no Estado, que falaram sobre o esporte amador no RN.

A programação para os Nutricionistas foi dividida por área, e Nutrição Clínica, Saúde Coletiva e Alimentos tiveram atenção especial, com um dia dedicado a cada assunto. Suplementação no Paciente Oncológico foi tema de uma palestra apresentada na UnP e transmitida ao vivo para a Universidade do Peru; os participantes conferiram um cenário de simulação de atendimento a um atleta, e ainda debateram sobre nutrição esportiva, um tema atual que merece constante atualização.

Lidiane Fernandes lembra que as duas profissões primam pela qualidade de vida, e o trabalho em conjunto desses alunos e profissionais só contribui para o sucesso de um tratamento e acompanhamento.