Acessibilidade
Ir para o conteúdo
Principais benefícios esperados:
  • Oportunidade para a empresa conhecer as facilidades da exportação;
  • Diversificação de canais comerciais;
  • Diagnóstico de oportunidades de melhorias;
  • Capacitações;
  • Implementação de melhorias técnicas e gerenciais;
  • Convites para Feiras, Rodadas de Negócios e Missões Internacionais.

O que é PEIEX ?

O Projeto Extensão Industrial Exportadora (PEIEX) objetiva alavancar a competitividade das empresas, disseminar a cultura exportadora, introduzir melhorias técnico-gerenciais e tecnológicas, promover a capacitação para a inovação e ampliar o acesso a produtos e serviços de apoio disponíveis as instituições de Governo e setor privado, entre outras atividades.

O PEIEX pretende estimular e desenvolver a cultura exportadora nas empresas, qualificando e ampliando os mercados para as indústrias interessadas em exportar seus produtos ou serviços. As ações do PEIEX desenvolvem-se em localidades onde haja concentração empresarial e vão desde a implantação de soluções gerenciais, que dependem apenas do próprio empresário e dos seus recursos disponíveis, até ações relativas à informação e ao acesso a mercados, que são processos externos. No Rio Grande do Norte o PEIEX é executado pela Universidade Potiguar (UnP), sob a gestão da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), desenvolvedora da metodologia de atendimento, e está vinculada ao Ministério das Relações Exteriores.

O PEIEX-RN atende empresas em todo o estado através dos escritórios da UnP em Natal e Mossoró. A UnP aplicará a Metodologia do PEIEX, conforme Manual de Atendimentos às Empresas, 190 até o final do projeto no período de 30 (trinta) meses, a partir da assinatura do Convênio, atuando no Estado do Rio Grande do Norte com foco nas regiões metropolitanas de Natal e Mossoró. A região de atuação compreende prioritariamente os seguintes municípios: Natal, Parnamirim, Macaíba, São Gonçalo do Amarante, (Região Metropolitana de Natal), Mossoró e Macau (Região Metropolitana de Mossoró).

A Universidade Potiguar vem desde o seu nascedouro, há 35 anos, desenvolvendo projetos e programas de extensão que permitam a integração dos saberes acadêmicos com a sociedade, beneficiando milhares de pessoas desde então. Atualmente, existe uma política consolidada de ações de extensão e de responsabilidade social caracterizado pela boa qualidade dos projetos executados. Nesse sentido, a extensão se associa à responsabilidade social da UnP e constitui importante componente da formação profissional e cidadã, tendo como linhas prioritárias a geração de serviços e produtos (viabilizados por programas e projetos) e o desenvolvimento de pessoas devem priorizar as demandas econômicas, socioambientais, ocupacionais, tecnológicas, educacionais e culturais, enfatizando-se ações de inclusão social.