Acessibilidade

O Comitê de Ética em Pesquisa – CEP/UnP é um órgão colegiado interdisciplinar e independente, possui caráter consultivo, deliberativo e educativo; criado para defender os interesses dos participantes da pesquisa em sua integridade e dignidade, assim como para contribuir no desenvolvimento da pesquisa dentro de padrões éticos (Resolução 466/12).

Compete ao CEP analisar todos os protocolos de pesquisa envolvendo seres humanos e material deles advindo, inclusive os multicêntricos, cabendo-lhes a responsabilidade primária pelas decisões sobre os aspectos éticos, científicos e metodológicos, incluindo a pertinência e o alcance sócio-científico da pesquisa a ser desenvolvida na instituição, de modo a garantir e resguardar a integridade e os direitos dos voluntários participantes das pesquisas.

É importante ressaltar que todas as pesquisas envolvendo seres humanos a serem desenvolvidas – de Iniciação Científica, Estágio, Mestrado, Doutorado entre outros, somente poderão ser iniciadas depois de aprovados pelo CEP/UnP (Res. CNS 466/12).

Para submissão da pesquisa no Comitê de Ética, é necessário que o pesquisador apresente além do projeto original todos os documentos que o compõem (Carta de Apresentação, carta de anuência para realização da pesquisa na instituição, Termo de Consentimento Livre e Esclarecido – TCLE, entre outros), conforme a Resolução CNS 466/12.

Regulamentação

O Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Potiguar – CEP/UnP foi criado pelo Conselho Superior Universitário (ConSUni/UnP) em agosto de 2002, com base na Resolução CNS – 196/96 (revogada) e atualmente segue as diretrizes da Resolução CNS 466/12 entre outras normas expedidas pelo Conselho Nacional da Saúde – CNS.

Composição

Em sua composição o CEP/UnP deverá ter no mínimo sete profissionais integrantes do corpo funcional da Universidade, portadores de reconhecido saber e experiência em matéria técnico-científica e igual número de suplentes. Sua constituição deverá incluir a participação de profissionais da área de saúde, das ciências exatas, sociais e humanas, além de um profissional representante da comunidade externa, capaz de contribuir para o alcance multidisciplinar do Comitê e nas discussões dos protocolos específicos (Resolução 466/12).

NOMES CURSO
Maria das Dores Melo – Coordenadora Ciências Biológicas
Ângela Bezerra Mosca Fonoaudiologia
Ângelo Raimundo da Silva Medicina
Cláudia Cecílio Daher Farmácia
Cláudia Tavares Machado Odontologia
Fillipe Azevedo Rodrigues Direito
Gustavo Henrique de Medeiros Oliveira Farmácia
Nathalie de Sena Pereira Biomedicina
Thiago Renee Felipe Educação Física

Comunicados

Calendário de Reuniões Ordinárias

A inclusão de um protocolo de pesquisa em pauta da reunião mensal do Comitê, para a sua consequente avaliação, fica condicionada ao envio on-line do protocolo de pesquisa ao Sistema Plataforma Brasil pelo pesquisador responsável.  Caso ocorra envio de protocolos de pesquisas em número maior do que o previsível para a avaliação na Reunião Ordinária, serão realizadas Reuniões Extraordinárias para atendimento de todos os protocolos entregues. Em decorrência destas reuniões, Ordinária ou Extraordinária não haverá atendimento ao público no expediente vespertino nas quartas-feiras da reunião.

Mês Data
Fevereiro 22/02
Março 29/03
Abril 26/04
Maio 24/05
Junho 28/06
Julho 26/07
Agosto 30/08
Setembro 27/09
Outubro 25/10
Novembro 29/11
Dezembro 06/12

Horário de Funcionamento

Horário de Funcionamento:

Segunda a Sexta: 7h30 às 11h30 – 13h30 às 17h30

Submissão do Protocolo de Pesquisa (documentação)

CADASTRO NA PLATAFORMA BRASIL

  • Documento nacional de identificação (pdf)
  • Foto 3 x 4 (pdf)
  • Currículo lattes do coordenador da pesquisa (pdf)
  • Currículo vitae (pdf)
  • Plataforma Brasil

 

DOCUMENTO QUE COMPÕEM O PROTOCOLO DE PESQUISA

 

OBS: O CEP não cadastra e não recebe protocolos. Todos os trâmites são on-line diretamente na Plataforma Brasil.

Fale Conosco

Telefone: (84) 3215.1219

E-mail: cep@unp.br

ENDEREÇO

Av. Salgado Filho, 1610 – Lagoa Nova – Natal/RN

CEP: 59056-000