Acessibilidade
Ir para o conteúdo
Fisioterapia em Terapia Intensiva com Ênfase na UTI Adulto e Neonatal
Roberto Freire

Única Pós-Graduação na área no estado, que oferece a melhor infraestrutura do RN para o ensino de habilidade em terapia intensiva; Corpo docente formado por fisioterapeutas habilitados academicamente na área, além de parceria com os maiores hospitais de Natal.


Outras informações

Público-Alvo

O Curso é voltado para fisioterapeutas atuantes na área, que desejem ampliar seus conhecimentos através de uma Especialização, egressos da UnP e de outras Instituições de Ensino Superior.

Objetivos

Formar profissional fisioterapeuta com habilidades e competências para o trabalho em unidades de terapia intensiva adulto e neonatal. E os seguintes específicos:
• Formar o profissional para a consulta fisioterapêutica, anamnese, solicitar e realizar interconsulta e encaminhamento;
• Capacitar para a avaliação física e cinesiofuncional específica do paciente crítico ou potencialmente crítico juntamente com avaliação e monitorização da via aérea natural e artificial do paciente crítico ou potencialmente crítico;
• Habilitar para solicitar, aplicar e interpretar escalas, questionários, testes funcionais, exames complementares como espirometria e outras provas de função pulmonar, eletromiografia de superfície, entre outros;
• Determinar diagnóstico e prognóstico fisioterapêutico assim como planejar e executar medidas de prevenção, redução de risco e descondicionamento cardiorrespiratório do paciente crítico ou potencialmente crítico;
• Prescrever e executar terapêutica cardiorrespiratória e neuro-músculo-esquelética do paciente crítico ou potencialmente crítico, prescrever, confeccionar e gerenciar órteses, próteses e tecnologia assistiva;
• Desenvolver competências para alta fisioterapêutica, emissão de laudos, atestados, pareces e relatórios fisioterapêuticos.

Justificativa

Os estabelecimentos de saúde com serviços de terapia intensiva são necessários para a assistência aos pacientes críticos e devem estar localizados de modo regionalizado na organização das redes de atenção. Trata-se de serviços de alta especialização e altos custos para seu funcionamento, principalmente para a manutenção de recursos humanos.
No Estado do Rio Grande do Norte, assim como em todo o Brasil, existe uma demanda excessiva por Unidades de Terapia Intensiva (UTI) principalmente em decorrência de um perfil epidemiológico dominado por condições de saúde crônicas em estágio grave como doença cardiovasculares, cerebrovasculares, oncológicas, como também lesões por causas externas. Dessa forma, os investimentos são crescentes na ampliação dos números de UTI nas mais diversas especialidades.
Atualmente, o Rio Grande do Norte possui estabelecimentos hospitalares públicos ou contratados com serviço de UTI nas cidades de Natal (adulto e neonatal), Parnamirim (adulto), Mossoró (adulto e neonatal), Currais Novos (adulto e neonatal) e Caico (adulto). A quantidade de leitos e recursos humanos ainda é insuficiente para atender as necessidades de saúde das regiões. Assim, os levantamentos estimados para concursos públicos para a Secretaria de Estado de Saúde Pública (SESAP) indica para a contratação de profissionais especializados, entre eles, Fisioterapeutas. Somado às necessidades de saúde da população, existe regulação externa para a presença de profissional fisioterapeuta com habilidades e competências para o trabalho em UTI, proposto pela Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) nº 7 de 2010, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA). Esta RDC nº 7 estabelece como um dos membros principais da equipe de intensivista, o fisioterapeuta habilitado com o título de especialista, o qual pode ocupar o cargo de coordenador da equipe de Fisioterapia. A RDC nº 7 ainda acrescenta uma relação de um fisioterapeuta para dez leitos, cobrindo os turnos matutino, vespertino e noturno da UTI, perfazendo 18 horas de atuação.

A Universidade Potiguar se firma no mercado como a principal Instituição Privada do Norte-Nordeste, com alto nível tecnológico e de infraestrutura da Escola da Saúde, com destaque para o Hospital Simulado, único do RN, a tornar um diferencial para a formação profissional.

Conteúdo Programático

O curso tem carga horária total de 462 horas.

Gestão Profissional
Normalização de Trabalhos Acadêmicos
Estrutura e Função do Aparelho Cardiopulmonar e Nervoso
Urgência e Emergência
Clínica do Paciente Crítico Adulto
Clínica do Paciente Crítico Neonatal
Bioestatística
Exames Laboratoriais e de Imagem
Monitorização em Terapia Intensiva
Farmacologia em Terapia Intensiva
Diagnóstico Cinético-Funcional
Recursos Terapêuticos em Terapia Intensiva
Ventilação Mecânica Invasiva
Ventilação Mecânica Não-Invasiva
Fisioterapia no Paciente Crítico Adulto
Fisioterapia no Paciente Crítico Neonatal
Segurança do Paciente e Biossegurança
Prática Supervisionada I
Prática Supervisionada II
Trabalho de Conclusão de Curso

Investimento

Mensalidades de R$ 485,00 (quatrocentos e oitenta e cinco reais) com vencimento no dia 5 de cada mês.

Graduados pela UnP têm 20% de desconto. Para este curso não se aplica o desconto de colaborador UnP.

*O valor demonstrado poderá sofrer reajustes e/ou revisões anuais conforme autorizado pela Lei nº 9.870/99.

Procedimentos de Matrícula

Os interessados no Curso devem agendar entrevista para avaliação através dos telefones: (84) 3215-8520 / 3216-8666 (Natal) e (84) 3323-8274 (Mossoró), ou enviar e-mail para pos@unp.br.

Documentos necessários:

• Cópia autenticada do Diploma da Graduação ou cópia acompanhada do original;
• Cópia e original do RG e CPF;
• 01 Foto 3×4;
• Curriculum Vitae.

Contato
Campus Natal

Av. Roberto Freire, 2184, Capim Macio
59082-902 Natal-RN, Brasil
Telefones: (84) 3215.8520/ 3216.8666
Horário de funcionamento: Segunda a sexta-feira – 9h às 21h |Sábados – 9h às 12h

Campus Mossoró

Av. João da Escóssia, 1561, Nova Betânia
59607-330 Mossoró-RN, Brasil
Telefone: (84) 3323.8274
Horário de funcionamento: Segunda a sexta-feira – 9h às 21h |Sábados – 9h às 12h

Polo Currais Novos

Praça Cristo Rei, 74, Centro
CEP: 59380-970, Currais Novos-RN
Telefone: (84) 3412-2690
Horário de funcionamento: Segunda a sexta-feira – 9h às 21h | Sábados – 8h às 12h

Polo Caicó

Rua Otávio Lamartine, 461, Centro
CEP: 59300-970, Caicó-RN
Telefone: (84) 3417-1012
Horário de funcionamento: Segunda a sexta-feira – 9h às 21h | Sábados – 8h às 12h

E-mail

pos@unp.br