julianoaraujoPara o próximo Exame é possível que haja algum tipo de questão ou abordagem envolvendo o Caso do Rompimento da Barragem no município de Mariana, Minas Gerais. Por isso, você precisa estar ligado não somente nas notícias e temas abordados pelos meios de comunicação, mas também nos elementos geográficos pertinentes a esses casos. De olho em tudo que está acontecendo, o Professor de Geografia da EP, Juliano Araujo, te mostrar o caminho.

VOCÊ SABIA?

“Nesse tipo de caso, a tendência da prova não é cobrar detalhes sobre a ocasião em si, ou seja, informações detalhadas do fato ocorrido, embora seja importante que o estudante esteja informado sobre o caso.

O mais comum é que os elaboradores das questões exijam do aluno o conhecimento sobre as causas do desastre e quais as suas características, bem como a relação deste com outros impactos naturais (deslizamentos, enchentes, assoreamento, etc.); além da correção com a população inserida nesse espaço geográfico.

Portanto, para o candidato, é sempre importante ficar ligado sobre essas ocorrências de Desastres Socioambientais, pois os temas relacionais com tais eventos podem ser uma boa oportunidade para a banca examinadora do ENEM pegar alguns candidatos de surpresa. Contudo, a dica é não deixar de acompanhar as notícias e manter os estudos em dia”.

Inscreva-se já e esteja preparado para o Enem!


*Garantimos 100% de privacidade. Sua informação não será compartilhada.