Acessibilidade

Central do Candidato: (84) 4020-7890 / Central do Aluno: (84) 3227-1234 +

+

Compromisso Social

O Compromisso Social é difundido na UnP para a realização de boas práticas, ações e eventos de responsabilidade social voltados para a comunidade potiguar, promovendo iniciativas dentro e fora da Universidade buscando sempre a excelência na troca de conhecimentos entre a comunidade acadêmica e a população.

Através de eventos, projetos de extensão e premiações, promovemos a cultura da responsabilidade social em nosso cotidiano, seja realizando atendimentos, consultas, momentos de cidadania, cultura e lazer, seja apoiando e incentivando o espírito do empreendedorismo social em nossos alunos por meio do reconhecimento de suas ações junto às comunidades em que vivem.

Juntos, levamos atendimentos gratuitos e de qualidade nas mais diversas áreas, proporcionando todo o suporte necessário aos nossos alunos para criar ambientes de aplicação das teorias e práticas aprendidas em sala de aula, proporcionando momentos únicos para o processo de aprendizado. Com isso, formamos profissionais qualificados e capacitados em suas áreas e cidadãos conscientes e éticos, capazes de promover mudanças para o bem em suas comunidades e com isso, contribuindo para o desenvolvimento do Rio Grande do Norte.

Conheça alguns projetos e ações relacionadas ao Compromisso Social:

Prêmio Laureate Brasil

O que é?

Criado em 2001, o Prêmio Laureate Brasil integra o programa global YouthActionNet®, da International Youth Foundation tem o propósito de reconhecer, apoiar e proporcionar visibilidade às lideranças juvenis de diversos países, dedicadas ao empreendedorismo e ao negócio social, por meio da rede colaborativa de programas interligados.

Quem pode participar?

Jovens empreendedores com iniciativas sociais que tenham impactos positivos na comunidade, com idades entre 18 e 29 anos e projetos em atividade há pelo menos um semestre, que gerem algum tipo de contribuição nas áreas em que estão inseridos, com resultados comprovados. Os candidatos não precisam ser estudantes da Universidade Potiguar (UnP) ou de outras instituições da rede Laureate.

Como se inscrever?

Todos os anos as inscrições são realizadas por meio de formulário on-line disponível no site www.premiolaureatebrasil.com.br.

Ao todo, 12 finalistas serão selecionados. O vencedores receberão uma capacitação em empreendedorismo social, organizada em duas etapas: on-line e presencial.

Os jovens ainda receberão um prêmio de US$ 2.000 (dois mil dólares) para investimento em seus projetos sociais.

Prêmio Here for Good

Como se inscrever?

Divididos em duas categorias, os candidatos acessam os formulários disponíveis abaixo e enviar para qualidadeacademica@unp.br:

Sobre

O programa Here for Good tem objetivo de premiar projetos de impacto social positivo, desenvolvidos por estudantes das universidades da rede em todo o mundo. Lançado em 2012, o programa já premiou o trabalho de diversos alunos da Laureate na Oceania, América do Norte e na América do Sul, inclusive no Brasil. As propostas são analisadas pela Laureate e seus responsáveis recebem incentivos diversos para a continuidade das propostas e a sua ampliação com acesso a novos fundos e reconhecimento internacional.

Esta ação está diretamente ligada aos pilares de qualidade acadêmica, empregabilidade, internacionalidade e responsabilidade social, nos quais a Universidade Potiguar baseia os seus princípios de excelência em Educação Superior. Os vencedores participarão de um jantar de gala oferecido pelo Here for Good durante a da Reunião de Cúpula de Liderança da Laureate, onde poderão estar em contato com empreendedores sociais de todo o mundo e conhecer líderes globais de diversas áreas de atuação.

Em suas últimas edições o programa focou nas atividades de dez estudantes que representam cada uma das regiões da rede internacional. Esses alunos estão utilizando o que aprenderam em suas respectivas universidades e faculdades para ajudar a tornar o mundo um lugar melhor.

Projetos

Restauração do manguezal do Estuário do Rio Ceará-Mirim

O projeto de extensão está vinculado ao curso de Ciências Biológicas da UnP e está focado na recuperação de uma área degradada na margem esquerda do Estuário, localizada na comunidade de Barra do Rio, no município de Extremoz.

O trabalho, que reúne alunos e professores, atua na retirada de resíduos sólidos (restos de entulhos de construção, plásticos, etc); no replantio de propágulos de Lagungularia racemosa (L.) de Rhyzophora mangue L.; no monitoramento e análise desse processo de recomposição vegetal; e na promoção de atividades de educação ambiental com a população local e com turistas.

Projeto Plantando com a Onça

Distante 70km da capital, O município de Santo Antônio do Salto da Onça é banhado pelo rio Jacu e é nesta região do Agreste potiguar que atuam os alunos da UnP. O projeto de extensão “Plantando com a Onça” atua para recuperar recortes da mata ciliar e áreas adjacentes do rio, com plantio de espécies nativas típicas nos trechos modificados.

Além disso, o trabalho também se estende em ações de educação ambiental na comunidade, com contribuem na melhoria das condições ambientais, na saúde e na qualidade de vida da população.

Políticas de Transporte - CARONÃO

Pensando em oferecer maior conforto e tranquilidade, a UnP disponibiliza aos alunos das Unidades Nascimento de Castro e Antônio Basílio, em Natal, um estacionamento remoto e serviço de traslado às Unidades totalmente gratuitos.

Com mais de 500 vagas, o espaço está localizado na Avenida Bernardo Vieira, 2008 (próximo à Cirne Motos), e é uma alternativa segura e prática para os estudantes e colaboradores estacionarem seus veículos. Além do estacionamento, um ônibus com ar-condicionado, conhecido também como Caronão, é a opção para realizar o trajeto do estacionamento até a universidade e vice-versa. Tudo isso sem custo.

HORÁRIOS DE SAÍDA DO ÔNIBUS

MANHÃ – 7h / 9h / 12h40
TARDE – 12h40 / 14h / 18h
NOITE – 18h / 20h / 22h35

Instituto Compartilhar

Programas e projetos esportivos e educacionais destinados prioritariamente às camadas menos favorecidas da população.

Projeto Protransplante

Parceria com o Instituto do Bem, busca oferecer novas opções para a necessidade do sistema de saúde regional em atender a estes pacientes em diferentes especialidades da saúde.

Informática Cidadã

Projeto que proporciona aulas e treinamentos na área da informática a alunos do ensino médio matriculados na rede pública. A esses alunos, a Universidade disponibiliza computadores e recursos humanos especializados, contribuindo para a sua qualificação e consequente inserção no mercado de trabalho.

Projeto "Escola Municipal 4º Centenário"

Em parceria com a Rede Municipal de Educação, a UnP ajuda a escola no desenvolvimento educacional de seus alunos. A Universidade cede toda a infraestrutura necessária para o funcionamento da Escola Municipal 4º Centenário, incluindo bebedouros, banheiros, salas climatizadas e bem iluminadas, carteiras confortáveis e serviço de limpeza e de bedéis. As aulas acontecem na Unidade Floriano Peixoto.

Global Days of Service

Criado em 2006, o “Global Day of Services” começou como um único dia para Walden University docentes e alunos para participar de atividades em suas respectivas comunidades, proporcionando um dia de serviço para aqueles que necessitam. O movimento cresceu e agora inclui toda a rede Laureate International Universities. Na UnP, são realizadas ações anuais com engajamento de alunos, professores e colaboradores.

Ação Global

Evento nacional realizado pelo SESI e Rede Globo de Televisão, do qual somos parceiros. Anualmente, nossos alunos, professores e colaboradores realizam atendimentos gratuitos e de qualidade à população natalense, incluindo atividades de atendimento jurídico, esporte e lazer, saúde, educação e cultura.

UnAti - Universidade Aberta para Terceira Idade

A UnATI é uma proposta de Educação Permanente para pessoas a partir dos 40 anos, através da realização de cursos, oficinas e eventos, possibilitando ao participante a oportunidade de permanecer em constante aprendizado, estimulando o cérebro, exercitando o corpo e a mente. A programação inclui cursos de idioma, hidroginástica, informática, dança, teatro, teclado básico, pintura em tela, entre outros.