Comissão Própria de Avaliação
A Universidade Potiguar, desde a década de 90, vem desenvolvendo, sistematicamente, processos de avaliação interna, com vistas ao aperfeiçoamento da sua gestão, bem como dos cursos, programas e projetos que desenvolve.
Com a instituição do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), nos termos da Lei n. 10.861, de 14 de abril de 2004, a autoavaliação institucional é redimensionada, focalizando dez dimensões:
- a missão e o plano de desenvolvimento institucional;
- a política para o ensino, a pesquisa, a pós-graduação, a extensão;
- a responsabilidade social da instituição;
- a comunicação com a sociedade;
- as políticas de pessoal, as carreiras do corpo docente e do corpo técnico-administrativo;
- organização e gestão da instituição;
- infraestrutura física;
- planejamento e avaliação;
- políticas de atendimento aos estudantes;
- sustentabilidade financeira, com vistas à continuidade dos compromissos na oferta da educação superior.
A implementação das práticas avaliativas centradas nessas dimensões é assumida, no âmbito da Universidade, pela Comissão Própria de Avaliação (CPA/UnP) criada pela portaria 39/2004.
A Comissão, conforme a referida Lei, conduz a avaliação interna, de modo que, ao final de cada etapa prevista no Projeto de Autoavaliação Institucional, haja um conjunto de dados relevantes à tomada de decisões que resultem em transformações, aperfeiçoamentos e superação de fragilidades constatadas.
Com isto, espera-se que, gradativa e continuamente, sejam consolidados os mecanismos e as estratégias para se manter padrões de qualidade no ensino, na pesquisa e na extensão/ação comunitária, consoante com princípios e diretrizes constantes do Projeto Pedagógico Institucional (PPI) e do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI 2007/2016).
Legislação e Portarias
Composição da CPA
Avaliação Institucional
- Autoestudo 2011
- Autoestudo 2012
- Autoestudo 2013
- Autoestudo 2014
- Autoestudo 2015
- Autoestudo 2016
- Relato Institucional 2016