Sobre o programa
O Mestrado profissional em Psicologia Organizacional e do Trabalho congrega estudos sobre processos psicológicos e sociais nos contextos de trabalho, do consumo e das organizações. Está focado nos estudos do comportamento dos indivíduos dentro, e em torno, das organizações, a qual pode ser uma empresa, uma instituição ou outras entidades inseridas no ambiente de mercado.

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Mestrado Profissional em Psicologia Organizacional do Trabalho
Sobre o Curso
Apresentação
O Mestrado Profissional em Psicologia Organizacional e do Trabalho congrega
estudos sobre processos psicológicos e sociais nos contextos de trabalho, do
consumo e das organizações. Está focado nos estudos do comportamento dos
indivíduos dentro, e em torno, das organizações, a qual pode ser uma empresa,
uma instituição ou outras entidades inseridas no ambiente de mercado.VALORES
O valor total do curso pode ser parcelado em até 36x de R$ 1.596,66, sendo que sob esses valores incidirão bolsas de 45% para egressos, 35% para os demais alunos, como incentivo à pesquisa. Em caso de pagamento à vista, 5% de desconto adicional.*Consulte condições especiais para colaboradores Ânima e para grupos empresariais.
Visão
O MPPOT-UnP visa estimular, promover e apoiar a pesquisa científica aplicada tendo em vista o desenvolvimento sustentável local e regional, bem como a formação de profissionais pesquisadores e consultores organizacionais para concepção e desenvolvimento de metodologias, ferramentas, produtos, serviços, tecnologias, técnicas e processos que respondam a demanda do mercado de trabalho.
Objetivos
• Estimular a produção e divulgação dos diagnósticos e resultados da pesquisa aplicada.
• Formar profissionais da Psicologia e de áreas afins para que possam contribuir com o desenvolvimento regional e nacional.
• Capacitar profissionais para atuação em pequenas e médias empresas, para as políticas públicas, para a docência, para serem capazes de, utilizando o conhecimento científico, gerar soluções éticas, criativas e democráticas, voltadas para ações empreendedoras e inovadoras.Resultados esperados
Espera-se que o egresso esteja capacitado e com competências para analisar fatores psicossociais presentes nas distintas formas organizacionais e
empresariais, intervindo com alternativas para o desenho e implementação de
estratégias que favoreçam a dinâmica e o desenvolvimento humano e organizacional.Regulamentação
O MPPOT-UnP foi criado pela Resolução nº 014/2014-ConEPE/UnP, e recomendado através do Parecer CTC/CAPES, de 26 de março de 2015. Iniciou suas atividades, com a 1ª turma em 2015.
O Curso é reconhecido e recomendado pela CAPES.
Coordenação
Profa. Dra. Ionara Dantas Estevam
• Curriculum Lattes: http://lattes.cnpq.br/7985755641752061
• E-mail: istevam@unp.brLinhas de Pesquisa
Saúde do Trabalhador e Processos de Gestão
Contempla as interações entre o comportamento individual e coletivo e os contextos organizacionais e de trabalho, focando as relações de trabalho, os processos de mudanças, a gestão e capacitação de pessoas, o planejamento e desenvolvimento de carreiras; as competências, a cultura, os sentidos e significados do trabalho, as psicopatologias ocupacionais, qualidade de vida e bem estar do trabalhador. Nesse aspecto são observados os valores individuais, laborais, organizacionais e comportamento individual, social e organizacional, poder e justiça organizacional, perfil e diversidade cultural nas organizações bem como a responsabilidade socioambiental e os comportamentos favoráveis à preservação do meio ambiente.Comportamento do Consumidor
Abrange o estudo dos processos da seleção, da compra, e da utilização de produtos e serviços para realizar desejos, e suprir as necessidades de um indivíduo. Nesse sentido investiga as determinantes e condicionantes do comportamento do consumidor e das relações entre consumo, organizações, sociedade e meio ambiente bem como as ocorrências passadas e atuais que definem a probabilidade futura de consumo, tanto individual como grupal, e envolvem as características ambientais presentes e consequentes que controlam a escolha, compra e consumo de produtos. Entre os principais temas investigados nesta linha destacam-se as influências que as variáveis ambientais e situacionais têm no controle do comportamento de consumir, decisões de compra com base na história de aprendizagem, grupos-referência, o consumo enquanto práticas culturais, a cultura como mercadoria, consumo conspícuo, ostentação e o propósito de mostrar riqueza, problemas de medidas e modelagem do comportamento do consumidor; expectativa e percepção da qualidade; compra por impulso, compra por indução, psicopatologias relacionadas ao consumo, o consumidor face às redes sociais digitais, fatores que influenciam o comportamento de consumo ambientalmente favorável e as preocupações com o meio ambiente.Calendário Acadêmico